Esportes

Asafa Powell fica em terceiro na volta ao atletismo

Redação Folha Vitória

Lucerna - Afastado do atletismo desde junho do ano passado, período em que vinha enfrentando uma acusação por doping, Asafa Powell voltou a competir nesta terça-feira. O velocista jamaicano conseguiu apenas o terceiro lugar na prova de 100 metros do Meeting de Lucerna, na Suíça, ao marcar o tempo de 10s30 e ficar atrás de Julian Forte (10s24), também da Jamaica, e Adams Antoine (10s29), de San Cristóbal e Névis.

Asafa foi punido pela Comissão Antidoping da Jamaica por testar positivo para o estimulante oxilofrina em seletiva jamaicana para o Mundial de Atletismo, em junho do ano passado. A punição de 18 meses, que era de caráter retroativo (começou a valer em 21 de junho, data que foi coletada a amostra que apontou o uso da substância proibida), foi anunciada em abril. Mas, após recurso, a pena foi reduzida pela Corte Arbitral do Esporte (CAS) para seis meses, liberando-o para voltar.

Assim, o jamaicano de 31 anos entrou na pista de Lucerna nesta terça-feira, comemorando o retorno. "É muito bom estar de volta. Sofri muito estresse e pressão nos últimos meses", afirmou Asafa, que já foi recordista mundial dos 100 metros - fez 9s74 em 2007, ainda antes do surgimento do também jamaicano Usain Bolt, que domina a prova desde 2008.

Pontos moeda