Esportes

Após título, Pedro Solberg e Guto avançam em etapa da Suíça do vôlei de praia

Redação Folha Vitória

Gstaad, Suíça - A dupla formada por Pedro Solberg e Guto provou nesta segunda-feira que está em ótima fase no Circuito Mundial de Vôlei de Praia. Na manhã do último domingo, os brasileiros conquistaram o título do Major de Porec, na Croácia, e não tiveram tempo nem para comemorar. Viajaram logo depois para a Suíça e já nesta segunda-feira entraram em quadra pelo "country quota" (cota do país) do Major de Gstaad. Venceram Vitor Felipe e George por 2 sets a 1 - parciais de 21/16, 14/21 e 15/12 - e avançaram ao qualifying.

O "country quota" é uma disputa entre duplas do mesmo país para definir a última vaga ao qualifying, entre aquelas que não conseguiram um lugar na chave pelo ranking de entradas ou convite. Esta mesma situação foi vivida por Pedro Solberg e Guto em Porec e agora eles esperam repetir na Suíça.

Entre as mulheres, Elize Maia e Taiana conseguiram a classificação ao qualifying em duas etapas. Primeiro superaram Josi e Lili por 2 sets a 1 (25/27, 21/14 e 15/9), e horas depois, venceram Maria Elisa e Carolina Solberg por 2 a 0 (21/12 e 21/17).

As duas duplas vencedoras do "country quota" ainda não estão na fase principal. Elas disputam o qualifying nesta terça-feira, em rodada eliminatória direta que classifica oito vencedores em cada naipe. No feminino, Juliana e Carolina Horta receberam um convite e também brigarão por uma das oito vagas no torneio.

Outros seis times já estão garantidos pelo ranking de entradas e começam a disputa da fase de grupos nesta quarta-feira. São eles: Álvaro Filho/Saymon, Evandro/André e Alison/Bruno Schmidt no naipe masculino; e Larissa/Talita, Ágatha/Duda e Fernanda/Bárbara Seixas no feminino.

As duplas brasileiras têm dominado as etapas de 2017, tendo conquistado 14 medalhas até agora, sendo nove de ouro, duas de prata e três de bronze. No feminino, Larissa e Talita lideram o ranking com 2.840 pontos, com outras duas duplas brasileiras logo atrás: Ágatha/Duda (2.720) e Fernanda/Bárbara (2.380).

No naipe masculino, os líderes são os italianos Nicolai e Lupo, com 2.880 pontos, com Alison e Bruno Schmidt aparecendo em terceiro lugar, somando 2.240 (os brasileiros disputaram duas etapas a menos que os rivais da Itália). Álvaro Filho/Saymon e Pedro Solberg/Guto estão logo atrás, em quarto e quinto lugares, respectivamente.

Pontos moeda