Esportes

Robinho brilha e Santos avança na Copa do Brasil

Redação Folha Vitória

São Paulo - Sem empolgar no conjunto, o Santos contou com o brilho individual de Robinho para reverter a vantagem do Londrina e se classificar para as oitavas de final da Copa do Brasil. O atacante marcou seu primeiro gol em seu retorno ao time no triunfo por 2 a 0 sobre o time que disputa a Série D do Campeonato Brasileiro, na Vila Belmiro, na noite desta quinta-feira.

O Santos precisava vencer porque havia sido derrotado no jogo de ida por 2 a 1, com seus reservas em campo, no Paraná. Os gols vieram somente no segundo tempo e depois que a torcida sofreu com a pressão do Londrina, nos minutos finais. Robinho anotou o primeiro e deu o passe para Rildo selar a vitória aos 43 da segunda etapa.

Enquanto Robinho foi o grande destaque, Thiago Ribeiro quase foi alçado à posição de vilão. O atacante cometeu seguidos erros no ataque. Foram ao menos duas chances incríveis desperdiçadas no segundo tempo, que poderiam ter definido o jogo com mais tranquilidade para o Santos.

Além da classificação e da boa atuação de Robinho, a torcida santista pôde comemorar nesta noite o retorno de Edu Dracena. O zagueiro não jogava desde o dia 1º de dezembro de 2013. Por conta de uma grave lesão, só conseguiu voltar ao time nesta quinta, entrando no segundo tempo.

Agora o Santos espera o sorteio que vai definir seu futuro rival nas oitavas. Os confrontos serão definidos na sede da CBF, no Rio de Janeiro, na segunda-feira.

O JOGO - Depois do susto na partida de ida, Oswaldo de Oliveira mandou a campo nesta noite os titulares do Santos, incluindo o reforço Robinho. Mas a saída dos reservas não surtiu o efeito esperado, ao menos no primeiro tempo contra o Londrina.

Como era esperado, o time paranaense concentrou forças na defesa e deu trabalho ao ataque anfitrião. Mais do que isso: levou perigo em raros contra-ataques na etapa inicial. Na sua melhor chance, Jubal vacilou na defesa e Paulinho roubou a bola, entrando na área e batendo para fora, aos 24 minutos.

Antes, o Santos só havia chegado uma vez, logo aos 4 minutos. Em cruzamento rasteiro, Leandro Damião tentou de letra, para fora. Com raros momentos de criatividade, o time da casa só voltou a ameaçar aos 39, quando Thiago Ribeiro chutou da entrada da área e mandou à direita do gol de Vitor.

Sem empolgar na etapa inicial, o Santos voltou para o segundo tempo com Edu Dracena. O zagueiro não disputava uma partida desde o dia 1º de dezembro do ano passado. Mas foi outro jogador identificado com o clube que realmente levantou a torcida na segunda etapa. Robinho, em jogada individual, fez a diferença ao passar por dois marcadores dentro da área e bateu forte para as redes, aos 7 minutos.

Com o ânimo renovado, já que o empate estava eliminando a equipe, o Santos cresceu rapidamente no jogo depois do gol e quase marcou o segundo logo em seguida. Robinho cruzou e Damião tentou de bicicleta. A bola desviou na zaga e carimbou a trave esquerda.

Bem melhor em campo, em comparação ao primeiro tempo, o Santos atacava com mais perigo e que o separava do segundo gol era apenas os erros do ataque. Aos 21, Lucas Lima cruzou na área e Thiago Ribeiro desperdiçou lance incrível ao escorregar na hora da finalização, dentro da área e sem qualquer marcação.

Em seguida, Robinho cabeceou e a zaga do Londrina tirou em cima da linha. Aos 30, Thiago Ribeiro perdeu outro bom lance ao chutar forte, de fora da área, à esquerda do gol de Vitor.

Sem converter suas chances, o Santos passou a ser ameaçado na defesa. Retomando a confiança do primeiro tempo, o Londrina mandou para as redes aos 33, mas o árbitro anulou o gol de cabeça de Joel, por impedimento. Dois minutos depois, Diogo Roque cabeceou com perigo.

A pressão só arrefeceu quando o Santos voltou ao ataque. Aos 40, Thiago Ribeiro desperdiçou outro grande lance ao aproveitar rebote dentro da área. A bola voltou no seu pé, novamente sem marcação, e dentro da pequena área, mas o atacante mandou para fora, para desespero da torcida.

Os torcedores só respiraram aliviados quando Robinho recebeu lançamento pela esquerda, passou pelo marcador e cruzou para Rildo só completar para as redes, aos 43 minutos do segundo tempo.

FICHA TÉCNICA:

SANTOS 2 x 0 LONDRINA

SANTOS - Aranha; Cicinho, David Braz, Jubal (Edu Dracena), Mena; Alison, Arouca (Alan Santos), Lucas Lima; Robinho, Thiago Ribeiro e Leandro Damião (Rildo). Técnico: Oswaldo de Oliveira.

LONDRINA - Vitor; Lucas Ramon, Dirceu, Silvio, Allan Vieira; Bidia (Madison), Diogo Roque, Léo Maringá (Rone Dias), Celsinho (Davi Ceará); Paulinho e Joel. Técnico: Cláudio Tencatti.

GOLS - Robinho, aos 7, e Rildo, aos 43 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS - Bidia, Paulinho, Thiago Ribeiro, Diogo Roque, Lucas Lima, Dirceu, Rildo.

ÁRBITRO - Wagner dos Santos Rosa (RJ).

RENDA E PÚBLICO - Não disponíveis.

LOCAL - Estádio da Vila Belmiro, em Santos (SP).

Pontos moeda