Esportes

Budapeste, Hamburgo, Paris, Roma e Los Angeles concorrerão à Olimpíada de 2024

Redação Folha Vitória

Lausanne - O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou de forma oficial, nesta quarta-feira, as cinco cidades candidatas a sediar a Olimpíada de 2024. Sem surpresas, pois o prazo para aprovação de postulantes a abrigar o grande evento se encerrava na última terça à noite, foram confirmadas Budapeste, Hamburgo, Paris, Roma e Los Angeles na disputa.

Na última terça-feira, Toronto, sede dos Jogos Pan-Americanos deste ano, também anunciou que não se candidataria a sediar a competição. Baku, capital do Azerbaijão, foi outra cidade que não entrou como concorrente depois de ter sido apontada como provável candidata. O COI irá eleger o sede da Olimpíada de 2024 em setembro de 2017.

"Damos as boas-vindas a estas cinco incríveis e altamente qualificadas cidades candidatas", afirmou Thomas Bach, presidente do COI, ao confirmar as concorrentes, para depois ressaltar que "sustentabilidade e legado são os pilares de cada candidatura" a sede dos Jogos de 2024.

Ao oficializar as candidatas, o COI também anunciou que irá ajudar a cidade vencedora desta corrida olímpica com uma quantia de US$ 1,7 bilhão, que será destinada ao comitê organizador do evento, cuja sua próxima edição será organizada pelo Rio, em 2016. Já a Olimpíada de 2020 ocorrerá em Tóquio, no Japão.

Após Toronto ser palco do Pan de 2015, o Comitê Olímpico Canadense chegou a se animar com a ideia de a cidade concorrer a sede da Olimpíada de 2024, mas os altos custos para organização da competição inviabilizaram a candidatura. Isso depois de o Canadá ter gasto cerca de 2,5 bilhões de dólares canadenses (aproximadamente R$ 7,3 milhões) para organizar o Pan mais caro da história.

Pontos moeda