Esportes

Palmeiras e Santos se enfrentam para definir quem segue lutando pelo título

O confronto direto vale a segunda posição na tabela de classificação e a oportunidade de manter viva a esperança de título

São Paulo - Nas duas últimas temporadas, Palmeiras e Santos decidiram Campeonato Paulista, Copa do Brasil, vaga em final e foram, respectivamente, campeão e vice do Campeonato Brasileiro do ano passado. Neste sábado (30), no estádio Allianz Parque, em São Paulo, a partir das 19 horas, pela 26.ª rodada do Brasileirão, mais uma vez os rivais travam outra disputa, desta vez pelo direito de continuar na caça ao líder Corinthians.

Com o Santos 10 pontos atrás do primeiro colocado (54 a 44) e o Palmeiras com 11 de desvantagem, o clássico vai terminar com o time derrotado ainda mais longe desta possível reviravolta.

O vice-líder Santos e o quarto colocado Palmeiras sentem a importância do momento como mais um dos episódios causadores do aumento da rivalidade. A torcida acompanha esta trajetória acirrada e deve lotar o estádio. Até esta sexta-feira haviam sido vendidos 35 mil ingressos.

"Isso se intensificou porque os dois passaram a jogar partidas decisivas. E sempre tem uma tiração de sarro quando acaba um jogo ou outro, isso fica marcado. E são coisas boas que o futebol propicia. Quando fica saudável, faz bem", disse o técnico alviverde Cuca.

Os rivais se tornaram inimigos íntimos a ponto de compartilharem uma mesma angústia recente. Os clubes acabaram vítimas da mesma surpresa da Copa Libertadores - o Barcelona, do Equador, responsável por eliminar o Palmeiras nas oitavas de final e o Santos nas quartas de final, resultados que deixaram as equipes em princípio de crise.

Nas últimas semanas, outro episódio voltou a aproximar as duas equipes. A indefinição da renovação do contrato do meia Lucas Lima com o Santos fez o Palmeiras considerar o impasse como oportunidade e começar a monitorar a situação. Lesionado, o jogador não entrará em campo no clássico.

FORMAÇÕES - As duas equipes tiveram a semana inteira para se preparar e quantidade diferentes de problemas para definirem os titulares. No Palmeiras, Cuca tem dois reforços por suspensão, enquanto que no Santos são quatro baixas.

A equipe da casa não contará com os suspensos o zagueiro Edu Dracena e o lateral-esquerdo Egídio. Por outro lado, terá como substitutos Luan e Zé Roberto, que volta a atuar na lateral depois de alguns meses fixado como meio de campo.

O técnico Levir Culpi não terá no Santos o meia Lucas Lima, o lateral-direito Victor Ferraz, o volante Renato e o meio-campista Emiliano Vecchio, todos fora. "São momentos como esse que proporcionam a oportunidade de você reverter uma situação. Aumentou a dificuldade, com certeza. Mas, na verdade, é uma grande oportunidade para a gente partir para a ponta do campeonato", disse. As lesões abrem espaço para Matheus Jesus, de 20 anos, ser titular no meio de campo.

O treinador santista demonstrou irritação na véspera do jogo com a postura do argentino Vecchio. O jogador avisou no Twitter que não disputaria o clássico.

Pontos moeda