Esportes

Capixaba Brenda Vitória "Games" conquista a medalha de bronze no Mundial Sub-15 de Wrestling

Atleta é filha do lutador de MMA Paulo "Zé Doido" e começa a seguir os passos do pai nos esportes de combate

Richard Pinheiro

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação

Como diz o ditado: "Filho de peixe, peixinho é". Mas neste caso, é "filha de peixe", pois a atleta Brenda Vitória "Games", que é filha do lutador de MMA Paulo "Zé Doido" Machado, começa a seguir com êxito os passos do pai nos esportes de combate.

Nesta quinta-feira, a lutadora capixaba conquistou a medalha de bronze no Mundial de Wrestling, na categoria sub-15. O evento aconteceu na Sérvia e Brenda representou o Espírito Santo por ter sido convocada para a seleção brasileira de luta olímpica.

Nas redes sociais, a atleta capixaba fez questão de agradecer a apoiadores e também a sua família.

"Estou muito feliz com essa oportunidade de representar o Brasil no primeiro mundial sub-15 na Sérvia. Só tenho a agradecer a Deus primeiramente por todas as bênçãos na minha vida, agradecer aos meus pais Paulo Zé Doido e Maria Mendes por estarem sempre me apoiando em tudo. Agradecer também meu mestre Daniel Pirata por todos os ensinamentos e toda paciência comigo, sou realmente muito grata, gratidão a todos meus apoiadores".

Foto: Foto: Arquivo Pessoal

Nascida em Cachoeiro de Itapemirim, Brenda treina desde os quatro anos de idade. A menina concilia os estudos com os treinos na academia Nova União, do mestre Dedé Pederneiras e que também tem em seus quadros o ex-campeão do UFC, José Aldo.

Sem patrocinador, a lutadora mora no Rio de Janeiro com o pai, a mãe e mais dois irmãos menores. Paulo "Zé Doido" faz um apelo para que o sonho da atleta não seja em vão e pede ajuda para que sua filha possa continuar treinando e evoluindo no esporte.

"Não temos nenhum apoio financeiro que nos ajude para nos mantermos como atletas, de nenhuma empresa e nem Estado do Espírito Santo ou do nosso município de Itapemirim. Mesmo assim, sempre levamos a bandeira do estado e hoje estamos passando muita dificuldade para se manter, pois somos uma família de atletas e temos gastos com estrutura de treinos e suplementos, por exemplo", finaliza.

Foto: arquivo pessoal

Sonho no MMA

Em dezembro do ano passado, Brenda Vitória estreou no MMA amador e finalizou uma adversária da mesma idade (14 anos) no evento "Arena Global MMA", no Rio de Janeiro. Em entrevista ao site "Combate.com", a capixaba revelou sonhos audaciosos e pretende chegar ao UFC.

"Meu pai é conhecido no mundo das lutas, então a responsabilidade é grande. Ele é meu grande ídolo, quem me inspira. E quero muito ser lutadora profissional, meu sonho é ser campeã do UFC (...). Sempre quis lutar MMA. Quando tive a chance no Arena Global MMA, meu pai começou a correr atrás, porque na minha idade é difícil encontrar adversárias, geralmente as meninas da minha idade não lutam. Agora estou trabalhando mais e mais para ter mais vitórias e poder ser campeã dos maiores eventos do planeta" disse Brenda ao Combate.com.

Pontos moeda