• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Crise faz Corinthians rechear elenco com jogadores da base

Esportes

Crise faz Corinthians rechear elenco com jogadores da base

Aos jogadores mais rodados do elenco foi dada a orientação de que eles deveriam ajudar os garotos. O atacante Vagner Love, 31 anos, é um dos líderes do grupo

Elenco do Corinthians é composto por jogadores de base Foto: Divulgação

São Paulo - O elenco do Corinthians que está muito próximo de conquistar o título do Campeonato Brasileiro é mais caseiro do que os times campeões em 1990, 1998, 1999 e 2011. Dos 34 jogadores da equipe atual, 14 são formados nas categorias de base do Parque São Jorge, com destaque para os titulares Malcom e Guilherme Arana.

Nos cinco títulos nacionais já conquistados pelo Corinthians, apenas o de 2005, com 19 atletas, tinha mais jogadores da base. Esse ano, a crise financeira fez a diretoria apostar nos garotos formados no Parque São Jorge. Sem dinheiro para contratar medalhões, o clube integrou os departamentos de Futebol Profissional e de Formação de Atletas para unificar a linha de trabalho de todas as categorias, desde o sub-11. O trabalho é comandado pelo ex-lateral Alessandro, hoje coordenador técnico do clube, e o ex-volante Edu Gaspar, atual gerente de futebol.

Aos jogadores mais rodados do elenco foi dada a orientação de que eles deveriam ajudar os garotos. O atacante Vagner Love, 31 anos, é um dos líderes do grupo.

"Tentamos passar um pouco da nossa experiência para os mais novos. Mesmo para aqueles que não estão jogando a gente fala para treinar forte, porque uma hora vai aparecer a oportunidade. Isso já aconteceu com Marciel, Guilherme Arana e Matheus Pereira. Essa garotada tem sorte porque o nosso grupo é maravilhoso. Há alguns anos, quando eu subi para o profissional (no Palmeiras), não tinha ninguém para me ajudar", diz Love.

A comissão técnica aposta em dois jogadores promovidos da base para o time principal. Matheus Pereira, apelidado de Pirulão, foi eleito o melhor jogador do Mundial Sub-17. Já o volante Marciel, um dos destaques da Copa São Paulo deste ano, é bastante elogiado pela versatilidade (pode jogar de primeiro ou segundo volante e lateral).