Esportes

Pilotos de Alfredo Chaves estão na final do Campeonato Capixaba de Voo Livre

A final do Campeonato Capixaba da modalidade acontece neste sábado (26) e domingo (27), e conta com a participação de 70 pilotos, dois deles são do município e estão na briga

O campeões capixabas serão conhecidos neste fim de semana, após a etapa final em Alfredo Chaves Foto: ​Divulgação/Prefeitura

O Campeonato Capixaba de Voo Livre se prepara para consagrar os seus campeões 2016. Neste fim de semana, Alfredo Chaves sedia a última etapa da competição, que acontece na Rampa de Cachoeira Alta, a cinco quilômetros do centro da cidade. Dois pilotos alfredenses estão na disputa, Dasanyhev Souza Cardoso e Rodolpho Cavalini.

A rampa de Cachoeira Alta é considerada uma das melhores para prática do esporte no Brasil. O acesso é pela vila de Cachoeira Alta. No local há serviço de transporte alternativo, pousadas, bares e restaurante.

Aproximadamente 70 atletas disputam ponto a ponto a liderança do campeonato que começou em fevereiro em Venda Nova do Imigrante, passando por Baixo Guandu, Castelo e Vila Valério.

A cada etapa os competidores acumularam pontos e após a final, quem tiver a melhor pontuação, leva o campeonato na respectiva categoria. Atualmente Eduardo Machado Baldi lidera na categoria Open com 3.464 pontos. Já Dasanyhev Souza Cardoso está à frente na categoria Sport com 3.117. Na categoria Lite, o competidor Julvan Pacheco de Souza lidera com 1.378 pontos.

Turismo

Alfredo Chaves é famoso por suas belas cachoeiras e pela prática de esportes de aventura, como rapel e voo livre. Além de curtir a adrenalina da Etapa Final do Campeonato Capixaba de Voo Livre 2016, os visitantes poderão aproveitar para descobrir as belezas do município. Localizado a 81 quilômetros de Vitória, o melhor acesso saindo da capital é via BR-101, em seguida pela Rodovia ES 146. Há também acesso pela BR-262, entrada no Km 59, no Posto do Café. 

Confira alguns atrativos da cidade:

São Roque de Maravilha: Um lugar abençoado por suas belezas naturais, rico em águas puras, composto por vales e diversas cachoeiras. Seu caminho é serpenteado por um riacho que forma lindas quedas d’água. O cenário bucólico é perfeito para descanso e contemplar a natureza. Distante 26 km da sede.

Cachoeira Engenheiro Reeve, em Matilde: Uma das maiores cachoeiras do Estado, com 70 metros de queda livre, a 18 km da sede. Forma um dos principais cartões postais do município. É cercada por matas e em sua frente forma-se uma dos mais belos vales da região. Famosa pela prática de rapel em sua queda.

Cachoeira Vovó Lúcia, em Ibitirui: Com duas belas quedas d’águas, a cachoeira é formada por águas claras, sua nascente é formada em meio à mata fechada com grande diversidade de orquídeas e bromélias. Distante 16 km da sede do município.

Igreja de Sagrada Família, em Sagrada Família: A igreja é uma das mais belas da região, conservando toda a sua estrutura desde a época de sua construção. A igreja por si só, é um verdadeiro ponto histórico. Suas belezas estão em todas as partes, desde a arquitetura do prédio até os pequenos detalhes de seu altar. Uma das mais antigas igrejas do município. A imagem da padroeira Sagrada Família foi trazida da França. Distante 09 km da sede. 

Estação Ferroviária de Mathilde: Construída no início do século XX, durante a ligação ferroviária das cidades de Cachoeiro de Itapemirim e Vitória. Hoje funciona como um centro cultural, histórico e turístico do município.  Distante 18 km da sede.

Túnel de Matilde: Edificação centenária com 65 degraus, construída para desviar um rio da ferrovia que passa pela região. O local é cercado de histórias e mistérios e virou um dos mais famosos pontos turísticos do Estado.

Rampa de voo livre, em Cachoeira Alta: Uma das mais famosas do Brasil recebe pilotos de todo o mundo e sedia campeonatos de nível estadual e nacional. A rampa forma um belo mirante, de onde se pode avistar, de um lado o litoral Sul do Estado, do outro, as belas e verdes montanhas capixabas. Distante 05 km da sede.

Cachoeira do Quintino, em São Joaquim de Crubixá: águas límpidas e geladas formam o atrativo. Ao seu redor está uma rica vegetação preservada. Distante 23 km da sede.

Pontos moeda