Geral

Ipem intensifica fiscalização de estabelecimentos no litoral do ES

Nos próximos dois meses, fiscais do instituto visitarão supermercados, padarias, restaurantes, sorveterias, postos de combustíveis, entre outros estabelecimentos

Fiscalização será realizada nas cidades do litoral do Espírito Santo

A partir desta terça-feira (02) até o dia 2 de março, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Espírito Santo (Ipem-ES), órgão delegado do Inmetro, realizará a Operação Verão nas cidades litorâneas do Estado.

A fiscalização verifica se instrumentos de medição regulamentados – principalmente balanças e bombas de combustíveis; produtos certificados e regulamentados; e produtos embalados na ausência do consumidor (pré-medidos) atendem aos requisitos técnicos estabelecidos nas portarias do Inmetro.

De Norte a Sul do litoral capixaba, fiscais do Ipem-ES visitarão: supermercados, padarias, restaurantes self-service, sorveterias, postos de combustíveis, materiais de construção, lojas que comercializam produtos têxteis de moda praia e lojas de utilidades.

A diretora-geral do Instituto, Claudia Lemos, fala sobre o objetivo da operação: “No verão aumenta o consumo no litoral capixaba. Vamos atuar para garantir a segurança na relação de consumo, de forma que o cidadão capixaba e os turistas adquiram produtos de qualidade e com a quantidade correta e que atendam aos requisitos técnicos da legislação”.

As empresas autuadas durante a fiscalização terão dez dias para apresentar defesa ao Ipem-ES. A penalidade é definida pelo Instituto e pode variar de advertência a multa, que pode variar de R$ 100 a R$ 1,5 milhão.

Denúncias e esclarecimentos podem ser registrados, gratuitamente, por meio da Ouvidoria do Ipem-ES, no telefone 0800 039 1112 ou pelo e-mail [email protected].

Pontos moeda