Geral

Volta a chover no Espírito Santo nos últimos dias de janeiro, afirma Instituto

A chuva do último fim de semana de janeiro de 2018 devem marcar o início de uma mudança mais ampla na circulação dos ventos sobre o Brasil

Depois de um mês de janeiro marcado por muito calor e clima seco, as chuvas devem voltar ao Espírito Santo nos últimos dias do mês e nos primeiros dias de fevereiro. De acordo com o Instituto Climatempo, no início desta semana, o clima já deve começar a mudar no Estado.

As medições do Instituto Nacional de Meteorologia apontaram que, em Vitória, onde a última chuva ocorreu entre os dias 10 e 11 de janeiro, o total de chuva no mês foi de quase 58 mm até 15 horas do dia 26, o que representa só metade da média normal de chuva para o período. A chuva foi volumosa em dezembro e a capital capixaba recebeu cerca de 230 mm de chuva

Leia também: Cidade capixaba registra segunda maior temperatura do Brasil

O Climatempo anunciou que estão previstas pancadas de chuva estão previstas para o fim de semana, já a partir deste sábado (27), para todas as regiões do Espírito Santo, para algumas regiões de Minas Gerais e para o Norte do estado do Rio de Janeiro. As pancadas de chuva do fim de semana devem ocorrer à tarde ou à noite, mas ainda não serão generalizadas. Pode até chover com moderada a forte intensidade, mas em pequenas áreas.

A chuva do último fim de semana de janeiro de 2018 devem marcar o início de uma mudança mais ampla na circulação dos ventos sobre o Brasil, que vai favorecer a formação e permanência de grandes áreas de instabilidade o Espírito Santo na primeira semana de fevereiro.

A intensificação das áreas de instabilidade deve começar entre os dias 29 e 30 de janeiro. Os primeiros 5 dias de fevereiro devem ser marcados por chuva frequente e vários eventos de temporais. O período entre os dias 6 e 11 de fevereiro também terá chuva, mas não tão generalizada.

Pontos moeda