Geral

Ibama e Polícia Ambiental resgatam 36 cães e gatos vítimas de maus-tratos em Vila Velha

Alguns animais podem levar meses até voltar às condições normais de saúde

Foto: Divulgação

Funcionários do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) resgataram 18 cães e 18 gatos que sofriam maus-tratos numa casa em Vila Velha. Os animais estavam sujos, feridos e doentes. Eles foram examinados no local por veterinários da prefeitura.

O resgate feito pelo Ibama foi o cumprimento de uma ordem da Justiça Federal. Cães e gatos estavam abandonados em um canil comercial. Apesar de parecerem alimentados, não tomavam banho nem tinham higiene nos espaços onde ficavam. Alguns podem levar meses para voltar às condições normais de saúde.

A dona da casa e dos animais está presa há nove meses, respondendo a outro processo que não tem relação com esse caso. Nesse período, um homem que não quis se identificar nem gravar entrevista com a equipe da TV Vitória/Record TV começou voluntariamente a cuidar dos cães e gatos. Ele não será processado, apenas a proprietária do local.

A operação de resgate foi feita em conjunto pelo Ibama e pela Polícia Ambiental. Os animais ficarão sob responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente de Vila Velha, que vai cuidar da reabilitação deles e depois encaminhá-los para adoção.

Quem tiver alguma denúncia de maus-tratos a animais em Vila Velha pode ligar para o número 162, da Prefeitura de Vila Velha.

*Com informações do repórter Laércio Campos, da TV Vitória/Record TV

Pontos moeda