Geral

Rodoviários do sistema municipal de Vitória protestam e paralisam 100% da frota dos 'verdinhos'

Representantes do movimento afirmam que os ônibus vão parar em frente a Prefeitura de Vitória

Foto: Gustavo Fernando | Folha Vitória

A manhã desta quinta-feira (28) começou com manifestação de rodoviários em Vitória. Os trabalhadores dos ônibus popularmente chamados de 'verdinhos' realizam uma paralisação de 100% da frota.

De acordo com informações do Sindicato dos Rodoviários, o protesto é contra o atraso no pagamento do adianteamento do salário e do vale alimentação, normalmente pagos no dia 20 de cada mês.

Os ônibus estão se concentrando em frente a Prefeitura de Vitória, onde aguardarão uma resposta sobre as reivindicações. Os veículos ocupam duas faixas das duas vias da avenida, ficando apenas uma faixa para o tráfego normal.

Representantes do sindicato afirmam que os profissionais estão sofrendo há mais de dois anos com atrasos e faltas no pagamento. Segundo eles, a esperança é que a nova administração municipal possa resolver da melhor forma possível.

A Guarda Municipal esteve no local para tentar negociar a liberação das faixas que estão sendo ocupadas pelos ônibus, com o argumento de que o fato é uma infração de trânsito, por estarem parados em via de circulação e fora do local de estacionamento. A conversa continua.

A falta dos ônibus municipais refletiram no atendimento dos veículos do sistema Transcol, que circulavam com lotação de passageiros. Os pontos de ônibus da capital ficaram lotados de passageiros que pegariam veículos dos 'verdinhos'.

De acordo com a secretaria responsável pelo sistema de transporte, apesar da manifestação ser legítima, não há relação entre a Prefeitura e os trabalhadores. As empresas recebem a concessão do transporte público, segundo a secretaria, e não há subsídio pago às empresas.


Pontos moeda