Geral

Processos para tirar a CNH voltam a ter validade de 12 meses no ES

O candidato que não terminar todas as etapas para obtenção da CNH dentro do prazo de 12 meses terá que refazer o processo

Foto: Reprodução

Uma deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) restabeleceu a validade dos processos para quem está obtendo a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em todo o Brasil. O prazo volta a ser de 12 meses para a conclusão da formação dos condutores de veículos automotores e elétricos.

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), por meio da Deliberação Nº 248 do Contran, os processos abertos até 31 de dezembro de 2021, deverão ser concluídos até 31 de dezembro de 2022. A medida também retoma o prazo de 12 meses para os processos de habilitação abertos a partir de 1º de janeiro de 2022.

“Aqueles candidatos que já estavam com o processo de habilitação ativo, independente da data de abertura, ganharam mais tempo devido à situação de pandemia da Covid-19. Mas aquele que se matricular este ano não precisa correr, pois um ano é tempo suficiente para a conclusão de um processo de formação”, reforçou Marcus Perozini, diretor de Habilitação, Veículos, Infrações e Fiscalização do Detran|ES.

Leia também: IPVA: veja calendário, como ter desconto de 15% e veículos isentos em 2022 no ES

O candidato que não terminar todas as etapas para obtenção da CNH dentro do prazo de 12 meses terá que refazer o processo.

O prazo para os processos de primeira habilitação estava prorrogado por tempo indeterminado, conforme decisão tomada pelo Contran, em 2020, devido ao contexto de pandemia vivenciado no mundo. 

Permissão para Dirigir

Para obter a Permissão para Dirigir, o candidato deve abrir o processo de habilitação em um Centro de Formação de Condutores (CFC) credenciado ao Detran|ES, realizar a coleta biométrica em uma unidade do órgão e ser submetido aos exames de sanidade física e mental, bem como a avaliação psicológica, na clínica credenciada.

Se considerado apto, deverá realizar 45 horas/aulas teóricas e ser aprovado em prova teórica. Na última etapa, o candidato deverá fazer curso prático de direção veicular no CFC, com, no mínimo, 20 aulas práticas de carro e/ou 20 aulas práticas de moto, e ser aprovado no exame prático de direção veicular.

O prazo do processo de habilitação estava interrompido por tempo indeterminado, como medida de enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). A Deliberação do Contran também prorrogou por um ano, contado desde 03 de novembro de 2021, os prazos para utilização dos veículos de aprendizagem em Centros de Formação de Condutores (CFCs). 

Pontos moeda