Geral

Vai cair na folia? Confira dicas para preservar a saúde durante o Carnaval

Quem quer pular o Carnaval não deve ficar em jejum. Esta é a recomendação da nutricionista da Secretaria de Saúde da Serra Júlia Anhoque Cavalcanti Marcarini

Muitas vezes, os foliões se empolgam e, durante o Carnaval, se esquecem de algumas ações que podem fazer a diferença na hora de preservar a saúde. Para todo mundo cair na folia de forma saudável, confira as dicas abaixo:

Alimentação

Quem quer pular o Carnaval não deve ficar em jejum. Esta é a recomendação da nutricionista da Secretaria de Saúde da Serra Júlia Anhoque Cavalcanti Marcarini. “Sucos naturais, castanhas, alimentos integrais, barras de cereal e iogurtes magros são opções, e é recomendável comer a cada três horas para manter a energia e aguentar a folia”, disse.

Outra dica é evitar alimentos de difícil digestão como frituras. A maionese e os molhos de churrasco também devem ser evitados. Na praia, prefira alimentos como milho verde cozido, e evite os perecíveis como queijos, camarão e ostras.

Uma boa pedida são as frutas da estação, que estão frescas e são fáceis de achar. Entre elas, abacaxi e ameixa. Frutas que contenham muita água, como melancia e melão, também são indicadas.

Outra questão a que o folião deve estar atento é o local de consumo, principalmente em se tratando de frutos do mar, que devem ser consumidos frescos, pois são de fácil contaminação.

Hidratação

A nutricionista Júlia lembrou ainda que a cerveja desidrata. Por isso, para se manter hidratado o folião pode recorrer, além da água, aos sucos de frutas naturais e à água de coco. “É importante beber de 2 a 2,5 litros de água por dia”, explicou. 

Pontos moeda