Geral

Morador de Guarapari organiza abaixo-assinado pedindo a castração de animais de rua

O documento, que deve ser assinado pela internet, será enviado ao Poder Executivo Municipal.


Foto: Reprodução

Moradores de Guarapari estão organizando um abaixo-assinado pedindo a castração em massa de cães e gatos na cidade. O documento, que tem o objetivo de diminuir a população de animais de rua, será enviado para o Poder Executivo Municipal e até então possui 422 assinaturas, que devem ser feitas pela internet.

O fotógrafo Frederico Nogueira, que é protetor de animais há 15 anos e está organizando o abaixo-assinado, disse que o documento é uma forma de chamar a atenção do poder público para o crescimento da população de animais de rua. “Essa quantidade só cresce a cada dia. Isso gera o risco de acidentes e transmissão de doenças, é uma bola de neve. As pessoas querem se livrar do problema, mas muitas vezes não sabem o que causa o problema”, destacou.

Frederico pede o apoio dos moradores de Guarapari para a assinatura do abaixo-assinado. “Nós precisamos de, no mínimo, cinco mil assinaturas para poder levar até o prefeito, e, até agora, não temos nem 500. Nós usamos as redes sociais para tantas coisas, se gastássemos cinco minutos do nosso tempo para assinar o documento, ajudaria muitos animais”, enfatizou.

O fotógrafo é proprietário de um abrigo para cães e gatos, em Guarapari, que se mantém com a ajuda de voluntários e recursos próprios. “Nós resgatamos os animais, os tratamos, castramos com veterinários parceiros e os direcionamos para doações. Não conseguimos doar todos porque as pessoas geralmente querem de raça. Todos os dias temos uma surpresa ao chegar lá, porque moradores abandonam caixas com filhotes lá na porta. Por isso, tivemos a ideia do abaixo-assinado”, explicou.

Foto: arquivo pessoal
Cão recebido e tratado no abrigo de Frederico. Foto: Arquivo Pessoal.

O veterinário e morador de Guarapari Fábio Maio ressaltou a importância da iniciativa. “Controlar a reprodução desses animais de rua é fundamental, pois se isso for feito agora, a quantidade irá diminuir ao longo dos anos. Além disso, irá evitar que doenças sejam transmitidas entre os animais e até mesmo para os humanos”, disse.

Assine o abaixo assinado aqui.

Castra Móvel

No dia 3 de janeiro, o veterinário Fábio Maio entregou um documento ao governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, pedindo que o estado adquirisse um veículo de castração de animais de rua. O ônibus, que já existe em outros locais do Brasil, possibilita que animais sejam castrados dentro do próprio automóvel.

Foto: arquivo pessoal
Fábio entregando o documento para o Governador Renato Casagrande. Foto: Arquivo Pessoal.


Pontos moeda