Geral

Carnaval no ES: "Festas particulares serão fiscalizadas", diz Casagrande

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, fará novo pronunciamento em instantes nesta sexta-feira (25)

Lais Magesky

Redação Folha Vitória

Mesmo com o cancelamento dos blocos de rua por conta da nova expansão da covid-19 no Espírito Santo, festas particulares vão acontecer em regiões da Grande Vitória. Por conta disto, o governador do Estado capixaba, Renato Casagrande, fez um pronunciamento nesta sexta-feira (25) e afirmou que haverá fiscalização nestes eventos.

De acordo com as normas do governo do Estado, a capacidade máxima permitida em shows, como em ambientes abertos, por exemplo, permitem o funcionamento do espaço com 50% da capacidade ou 2 mil pessoas. Já locais fechados poderão receber 1.200 pessoas ou 50% da capacidade.

No pronunciamento, o chefe do Executivo Estadual também pediu cuidados para quem vai viajar, e reforçou que a recomendação é de que não haja concentração e festas com aglomeração. 

"Fizemos essa recomendação aos municípios para continuar tendo sucesso no enfrentamento da pandemia. Muitos aceitaram a sugestão e desmarcaram festas. As festas particulares, que possam existir, têm medidas qualificadas. Vamos cumprir. Teremos fiscalização nesses dias de carnaval", afirmou.

Reveja o que foi dito:

Pedidos de cuidados no Carnaval

"Precisamos ter, nos próximos dias, cuidados necessários. Carnaval é um momento de muita confraternização, muitos viajam... É bom que a gente compreenda que, para continuarmos com boas notícias, é fundamental manter cuidados. Nossa recomendação é para que não haja carnaval e concentração. Fizemos essa recomendação aos municípios para continuar tendo sucesso no enfrentamento da pandemia. Muitos aceitaram a sugestão e desmarcaram festas. As festas particulares, que possam existir, têm medidas qualificadas. Vamos cumprir. Teremos fiscalização nesses dias de carnaval. Que a gente cumpra as medidas e que tenha o cartão de vacina em dia. Precisamos compreender que o carnaval é a possibilidade de maior transmissão. Virada do ano e Natal foram momentos de muito contágio e muita transmissão da Covid".

Redução no número de casos

"Na última semana do mês de janeiro, somamos 113 mil casos registrados de Covid, um número recorde. Na semana passada, no sábado, confirmamos 19 mil casos. Da última semana de janeiro para a semana passada, saímos de 113 mil para 19 mil casos de Covid. Até ontem, tivemos 7.475 casos. Não chegaremos, naturalmente, a 10 mil casos nessa semana. Isso mostra que temos redução do contágio e da transmissão".

Número de óbitos cai, mas ainda é alto

"Na segunda semana de fevereiro, foi o ápice de óbitos, com 178. Na semana passada, foram 130. Até ontem, 64 mortes. Então também vemos redução no número de óbitos, mas ainda estamos perdendo 17 pessoas por dia".

"Tomem cuidado, conclua o ciclo vacinal", diz Casagrande

"Vamos começar festas de carnaval, festa familiar, entre amigos. Tomem cuidado. Todo cuidado é necessário neste momento. Se ainda não concluiu seu ciclo vacinal, conclua. A taxa de transmissão já chegou perto de 4, agora está em 1,56. Pedimos que tomem cuidado, usem máscaras, orientem para que tomem a vacina e não aglomerem".

"Muita atenção na estrada para quem for viajar no carnaval", pede governador

"Além da pandemia, para encerrar, quero me dirigir as pessoas que vão viajar. Todo cuidado. Carnaval é um momento de alegria e confraternização com amigos e família, vamos aproveitar esses dias e ter condições de dias felizes. Cuidado nas estradas. A informação que chega aqui é que tem muita gente na estrada. Obrigado e excelente carnaval".

Foto: Hélio Filho/Secom-ES


Pontos moeda