Geral

Covid-19: cirurgias eletivas serão retomadas no ES nesta semana

Cirurgias estavam suspensas desde o último dia 30 de janeiro nas redes pública e privada.

Lais Magesky , Ana Carolina Monteiro

Redação Folha Vitória
Foto: Unplash

Após três semanas suspensas, as cirurgias eletivas não essenciais serão retomadas no Espírito Santo. O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira (21) pelo Secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, durante coletiva de imprensa.

A determinação para que os procedimentos fossem temporariamente paralisados foi publicada na portaria 021-R, em uma edição extra do Diário Oficial, no último dia 30 de janeiro.

"Nesta semana vamos restabelecer a capacidade plena de retomada das cirurgias eletivas que já projetam também para o próximo período, a organização dos serviços próprios do estado e também das redes filantrópica e privada para alcançar um número grande de capixabas com cirurgias e procedimentos eletivos para ainda neste quadrimestre termos essa demanda acumulada ao longo da pandemia sendo atendida nos serviços do sistema público de saúde", afirmou.  

Hospital Jaime dos Santos Neves  não atenderá mais casos de covid-19

Outra mudança, anunciada pelo secretário de Estado da Saúde, é a desmobilização do Hospital Jaime dos Santos Neves, na Serra, no atendimento à covid-19. 

"Temos a decisão tomada de desmobilizar o hospital Jaime dos Santos Neves, partir do mês de abril, no atendimento às pessoas atingidas pela covid-19. Estamos preparando condições para que a rede assistencial consiga suportar e coexistir com outras expansões da pandemia sem que exija a mobilização da rede própria ou a suspensão de cirurgias eletivas no futuro".

Nésio disse ainda que o hospital está sendo preparado para que passe a funcionar como no perfil anterior somado a novos serviços que serão criados na unidade hospitalar. Na manhã de hoje, apenas 4 pacientes suspeitos da covid-19 aguardavam leitos de enfermaria e UTI em todo o Espírito Santo, o que de acordo com o secretário, representa uma fase de recuperação consolidada.

Veja abaixo os principais assuntos abordados durante a coletiva na tarde desta segunda-feira:


Espírito Santo vive queda sustentada, diz secretário

Nésio Fernandes: "O Espírito Santo vive um estado de queda sustentada no número de casos e internações, também no número de óbitos. Tivemos quedas consecutivas de 53 e 75% na queda de casos comparado às últimas semanas. O número total de casos confirmados caiu de 472 para 324 pacientes confirmados com Covid-19 internados em UTIs e enfermarias na rede pública de saúde. Vivemos nova fase de recuperação".

Surgimento de subvariante da Ômicron exige preocupação

Nésio Fernandes: "É possível que metade da população do Estado tenha tido contato com pessoas sintomáticas e assintomáticas infectadas que, de fato, apresentou a maior curva de toda a história da pandemia no Espírito Santo e no mundo. A Ômicron é a mais transmissível até o momento, e isso é acompanhado de número total de óbitos e internações significativo. Nesse sentido, o surgimento de uma subvariante da Ômicron exige uma preocupação, porque pode apresentar novas características".

"Se não tivéssemos ampla cobertura em idosos, poderíamos ter tido mais mortes"

Nésio Fernandes: "Se não tivéssemos ampla cobertura da vacina em idosos, poderíamos ter tido indicadores muito maiores de óbitos entre idosos. Precisamos apostar na vacinação como a principal medida capaz de reduzir risco e infecção, mas também de internações".

Novos pontos de testagem serão abertos no ES, afirma Nésio

Nésio Fernandes: "Todos os pontos de testagem do governo do Estado e dos municípios capixabas estão ociosos, sem nenhum tipo de transtorno. A estratégia de testagem em massa será preservada, e teremos novos pontos de testagem. É necessário que, nos meses de março e abril, onde há comportamento sazonal de doenças respiratórias, precisamos ter reconhecimento precoce da possibilidade de nova expansão da doença. Orientamos aos municípios que otimizem testar alunos e professores. Também organizamos a expectativa de que algumas atividades profissionais, como cuidadores de idosos, possam realizar testagem de rotina semanal. Mesmo com queda de número de casos, já alcançamos em fevereiro testar 7,2% da população capixaba".

Subsecretário orienta que as pessoas realizem teste antes do Carnaval

Luiz Carlos Reblin: "Não teremos nenhum tipo de atividade organizada no município no Carnaval. Quem for viajar ou encontrar amigos, faça o teste antes. Preserve a saúde de quem você ama. Manteremos os pontos de testagem para o próprio retorno do Carnaval também. Se você encontrou alguém ou participou de reunião, procure um ponto de testagem e se tranquilize".

"Nova fase de expansão da pandemia pode acontecer", afirma secretário

Nésio Fernandes: "Entendemos que é possível que, ao longo dos próximos 90 dias, tenhamos uma nova fase de expansão da pandemia com menor número de internações e óbitos por conta da vacinação".

ES tem aumento de 197% de procura pela primeira dose após adoção de passaporte vacinal

Nésio Fernandes: "Recebemos um aumento de 197% da procura pela primeira dose no Estado. Com a adoção do passaporte tivemos, nessas duas primeiras semanas, esse aumento. O objetivo principal da exigência do cartão de vacinação para atividades sociais e econômicas é justamente essa: estimular que a população se vacine".

"População deve preservar uso do cartão de vacina", afirma Nésio

"As legislações que estão sendo aprovadas em algumas câmaras municipais não possuem fundamentos institucionais e serão todas possivelmente derrubadas pela justiça. Nenhuma delas tem vigência no Espírito Santo. Está vigente a portaria do Espírito Santo que exige o passaporte vacinal. A população deve preservar o uso do cartão da vacina".

Após vacinação, não houve nenhum caso grave de covid-19 nas aldeias indígenas de Aracruz

Luiz Carlos Reblin: "Já aplicamos 7 milhões de dose da vacina no Espírito Santo. Em  visita, no sábado, ao município de Aracruz, visitamos o trabalho desenvolvido pelas equipes junto às aldeias indígenas. Lá, as equipes comprovam o quanto a vacina protegeu as comunidades. Em nenhuma delas tivemos casos graves. 

ES registra queda na vacinação diária de crianças

Luiz Carlos Reblin: "Temos necessidade de vacinar 7 mil crianças a cada dia. Houve uma redução e precisamos retomar essa meta para chegarmos, até a metade de março, com 90% das crianças imunizadas".

Nésio Fernandes: "393 mil crianças de 5 a 11 anos são aptas de serem vacinadas. Dessas, 32% já tomaram a primeira dose. Temos doses garantidas para segunda dose de Coronavac, que é a principal vacina de idades pediátricas".

Hemoes ganha site e doadores poderão fazer agendamento

Luiz Carlos Reblin: "Temos um novo site para acessar o Hemocentro do Espírito Santo. É o www.hemoes.es.gov.br. Nesse site, a pessoa poderá conhecer informações sobre doação de sangue, fazer agendamento, tirar dúvidas. Sempre falamos aqui e fazemos apelo aos doadores frequentes: não deixem de fazer doação. Estamos com estoques críticos.

Foto: Divulgação/ Sesa


Pontos moeda