Geral

​Vila Velha é a primeira cidade do Brasil a testar 5G

A UMEF Professor Paulo Cesar Vinha, em Terra Vermelha, foi a escolhida para passar pela testagem

A previsão para a chegada do 5G em todas as capitais brasileiras é para o dia 31 de julho deste ano, conforme previsto no edital da Anatel. Porém, o município de Vila Velha é primeira cidade do Brasil a testar a nova tecnologia na gestão pública.

A UMEF Professor Paulo Cesar Vinha, em Terra Vermelha, foi a escolhida para passar pela testagem. Os testes tiverem inicio na última quarta-feira (2) e vai até esta teça-feira (8). A oportunidade surgiu após uma parceria entre a Prefeitura de Vila Velha e a Nokia Brasil. 

Leia também: Apps e softwares em low-code devem crescer 65% até 2024

Segundo a Prefeitura Municipal de Vila Velha (PMVV), a escola recebeu uma antena de transmissão do sinal 5G, câmeras de monitoramento e demais equipamentos que oferecem infraestrutura digital dentro de uma rede privada onde, após implantação total do serviço, todos os equipamentos da prefeitura se comuniquem, sem interferência ou risco de invasão hacker.

Novidades

O 5G é a evolução do 3 e 4G e trará grandes novidades. Além de mais velocidade de internet no celular, terão outros serviços chamados “acessórios”. A nova ferramenta pretende tornar os equipamentos públicos como escolas, câmeras de monitoramento, unidades de saúde, semáforos e iluminação pública, por exemplo, interligados por uma rede, colocando Vila Velha no hall das Cidades Inteligentes do país.

Para o prefeito Arnaldinho Borgo, a nova tecnologia é algo que impulsionará a gestão municipal a um patamar inédito no Brasil. Aproximará secretarias e serviços, além de permitir velocidade na resposta rápida aos munícipes.

“Imagine poder monitorar o trânsito em tempo real, permitindo dar fluidez para uma ambulância que, por exemplo, está transportando um órgão captado e precisa se deslocar com rapidez. Ou com vídeo consulta onde o médico tem o prontuário do paciente no momento do atendimento. O paciente em casa e o médico no consultório, com óculos de realidade aumentada enxergando o paciente. Que o pai possa ter, no entorno da escola onde mora, acesso às atividades do filho dentro da escola. Seu boletim, imagens, programação escolar. Ou sabermos a dificuldade cognitiva do aluno nos primeiros anos de escola e desenvolver para ele um programa escolar até o vestibular”, descreveu o prefeito.

O que é 5G?

A tecnologia 5G é a próxima geração de rede de internet móvel. Ela trará ainda mais velocidade para downloads e uploads, cobertura mais ampla e conexões mais estáveis. A ideia é usar o melhor espectro de rádio e permitir que mais aparelhos acessem a internet móvel em simultâneo.

Especialistas do ramo de TI apontam que o 5G permitirá que mais de 1 milhão de aparelhos se conectem por metro quadrado. A proposta é tornar tudo conectado, como celulares, carros, geladeiras, máquinas de lavar e câmeras de segurança, entre outros eletroeletrônicos.

Pontos moeda