Geral

Ciclone na costa brasileira pode atingir costa capixaba

Formação de fenômeno climático está sendo monitorado por instituições climáticas, como o centro de Monitoramento de Alertas e Desastres Naturais

Foto: Sandra Cola

Março é um mês de transição de estações, que pode acarretar em formação de tempestades tropicais e subtropicais na costa brasileira. Neste mês, existe grande possibilidade de formação de um novo ciclone tropical, que tem sido observado atentamente pelo Instituto Climatempo.

Segundo informações do Centro de Monitoramento de Alertas e Desastres Naturais, do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do INPE e do Centro Nacional de Alerta e Desastre Nacional, o ciclone deve atingir o norte do Espírito Santo e tem possibilidade de passar pela região serrana. É importante ficar atento às informações da previsão do tempo nos jornais.

Por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), a Marinha do Brasil estará monitorando a possível formação do ciclone, juntamente com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE) até terça-feira (26).

Foram emitidos alertas e avisos importantes para cidades capixabas, como Apiacá, Castelo e Domingos Martins. O alerta para os três municípios é de risco de movimento de massa, enquanto os avisos incluem outros municípios:

Aviso CPTEC nº 2527

Risco moderado de chuvas intensas e acumulado de chuva nos municípios de Água Doce do Norte, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Itaúnas, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus e Vila Pavão.

Aviso CPTEC nº 2528

Tempestade de raios, vendaval, chuvas intensas e acumulados de chuva para o norte do Estado.

Aviso CPTEC nº 2535

Reportando risco moderado de acumulado de chuva para o estado do Espírito Santo.

Pontos moeda