Geral

Equipe de técnicos do Ipol visita Domingos Martins

Objetivo da visita é coletar dados e informações referentes à língua pomerana para produção de Inventário da Língua Pomerana

Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Domingos Martins
Representação da cultura pomerana em Domingos Martins

Nesta semana, Domingos Martins receberá a visita dos técnicos do Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Política Linguística (Ipol). O objetivo da visita é coletar dados e informações referentes à Língua Pomerana, ainda muito presente na região, para acrescentar ao Inventário da Língua Pomerana.

Amanhã, a equipe de técnicos estará na comunidade de Tijuco Preto para visitas técnicas de levantamento de dados em escolas municipais e a famílias tradicionais pomeranas na região. Na sexta-feira (22), os moradores da cidade poderão conhecer o projeto, que será apresentado às 10h, no auditório da Biblioteca Municipal.

Durante a apresentação do projeto, os presentes responderão um questionário, que vai contribuir para o estudo da equipe. Ainda na sexta-feira, a equipe de técnicos do Ipol visitará a região de Melgaço para coletar novos dados e informações.

O Inventário

O objetivo do Inventário da Língua Pomerana é inventariar, mapear, salvaguardar e reconhecer a diversidade linguística brasileira. O trabalho engloba pesquisa e disponibilização do conhecimento sobre esta língua e ações de promoção da língua pomerana em diversas áreas, como educação, artes, cultura, ciência e tecnologia.

Para este Inventário, serão realizados o mapeamento da língua inventariada, sua configuração e contextos de uso, além de levantamentos estatísticos sobre o número e perfil dos falantes e relação de cada um com a língua pomerana.

O projeto do Inventário da Língua Pomerana é uma parceria entre o Ipol e as prefeituras dos municípios que possuem falantes da língua pomerana, por meio das Secretarias de Educação: Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Pancas, Vila Pavão, Itarana, Itaguaçu, Laranja da Terra, Afonso Cláudio e Domingos Martins.

Serviço

Apresentação do Projeto Inventário da Língua Pomerana

Data: 22 de março (sexta-feira), às 10h
Local: Auditório da Biblioteca Municipal Argentina Lopes Tristão (anexo ao Centro Cultural Imperador, em Campinho)

Pontos moeda