Geral

Funcionárias de posto de saúde de Guarapari denunciam agressões verbais de usuários

De acordo com a servidora, a confusão teria começado quando duas mulheres procuraram por vacinas, quando o atendimento já havia sido encerrado.


Na tarde de ontem (13), recebemos denúncias de uma funcionária do Centro Municipal de Saúde, em Itapebussu, relatando agressões verbais recebidas de usuários do posto. De acordo com a servidora, que não iremos identificar, tudo começou quando duas mulheres chegaram ao local procurando por vacinas, quando o atendimento já havia sido encerrado. A servidora disse que, em seguida, as pessoas começaram a gritar e fazer xingamentos às funcionárias. A polícia foi ao local e registrou a ocorrência.

A funcionária relatou que as agressões teriam acontecido devido à lotação do local, já que salas de vacinas de alguns bairros não estão funcionando. “O grande número da procura está sobrecarregando o Centro Municipal de Saúde. Muitas salas estão fechadas por falta de ar condicionado, e as pessoas pensam que a culpa é nossa. Ontem foram mais de 150 pessoas atendidas”, declarou.

Confira o vídeo que mostra a lotação do local:

Questionamos à prefeitura sobre o posicionamento da Secretaria Municipal de Saúde em relação ao ocorrido e sobre as salas de vacina fechadas em determinados bairros. A resposta foi enviada em nota.

“A Secretária Municipal de Saúde informa que foi feito um boletim de ocorrência e reforçou a segurança das servidoras com a presença de um vigia, devido ao fato ocorrido ontem no Centro Municipal de Saúde, onde duas mulheres compareceram no local, de forma alterada, agredindo verbalmente as funcionárias, desrespeitando seus serviços e o horário de atendimento.

Atualmente, a vacinação está disponível nas unidades Roberto Calmon (Centro), Kubitscheck, Meaipe, Centro Municipal de Saúde, Jabarai, Setiba, Pedro Machado (Bela Vista), Reta Grande, Amarelos e Todos os Santos, como estratégia para atender toda população. Por motivos diversos, foi ofertada vacinação em horário estendido (08/03) nas unidades de referência até às 20hs, além de vacinação no último sábado (09/03) no RodoShopping, CIAC e Shopping Guarapari, das 9h às 16hs.

No próximo dia 29, contaremos com um ponto de vacinação na faculdade Pitágoras, das 9 às 20h. Já no sábado (30), contaremos com quatro unidades de saúde em pontos estratégicos do município (Setiba, Centro Municipal, Roberto Calmon e Meaípe), funcionando de 9h às 16hs.

A sala de vacinação de Meaípe estava em manutenção, no entanto, já está funcionando normalmente e ofertando vacinas à população.

Como orientação, deixamos a população tranquila e ciente que não temos casos registrados de sarampo no ES, e a vacina contra sarampo é ofertada e disponibilizada durante todo o ano. O que estamos ofertando é uma ação de conscientização da importância da imunização, uma vez que a Campanha de Vacinação contra Sarampo foi realizada no ano de 2018.”

Texto: Sara de Oliveira

Pontos moeda