CORONAVÍRUS

Geral

Com as aulas suspensas, escolas estaduais poderão fechar as portas já nesta quinta-feira

Unidades permaneceriam abertas, nesta semana, para um período de transição e deixariam de funcionar a partir de segunda-feira, mas prazo foi antecipado

Foto: Divulgação

As escolas da rede estadual de ensino do Espírito Santo, que estão com as aulas suspensas desde terça-feira (17), para evitar a disseminação do coronavírus em seus ambientes, poderão fechar suas portas já a partir desta quinta-feira (19). O anúncio foi feito pelo governador Renato Casagrande, no início da noite desta quarta-feira (18), em uma coletiva de imprensa realizada por videoconferência.

Na última segunda-feira (16), Casagrande havia anunciado que as aulas seriam suspensas na terça, mas que as escolas permaneceriam abertas para um período de transição. Com isso, as famílias que ainda não estivessem preparadas para a antecipação das férias escolares poderiam continuar mandando seus filhos para a escola, que eles seriam atendidos pelos professores. A partir de segunda-feira (23), segundo o governador, essas escolas já estariam totalmente fechadas, em função das férias antecipadas.

No entanto, nesta quarta-feira, Casagrande anunciou que os diretores de cada unidade já poderiam decidir pelo fechamento completo da unidade de ensino a partir desta quinta, antecipando o fim do período de transição.

"Essa semana é o período de transição, do professor ficar em sala de aula recebendo os alunos que, por acaso, tenham que ir à sala de aula até a família se organizar. Tem escola que o aluno não está indo porque essas famílias já se organizaram. Então fica a critério de cada diretor. Se ele achar que a partir de amanhã (quinta-feira) não será preciso mais manter a escola aberta e nem ter a presença do professor, pode então combinar com os professores para eles não estarem mais presentes", explicou o governador.

Como as férias de julho foram antecipadas, em função da pandemia do coronavírus, o Governo do Estado recomendou às empresas que prestam serviços terceirizados nas escolas que também antecipem o recesso dos seus funcionários, dando férias coletivas para o pessoal da limpeza e da alimentação. Segundo Casagrande, o trabalho de vigilância será mantido nas unidades de ensino.

Jogos na Rede e intercâmbio cancelados

Outra medida adotada pelo Governo do Estado na área da educação, para tentar conter o avanço do coronavírus entre os estudantes, foi o cancelamento do Jogos Na Rede — projeto esportivo e cultural voltado aos estudantes do ensino médio e promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu) — e do programa de intercâmbio oferecido aos alunos do Centro Estadual de Idiomas (CEI).

"Não tem como nossos alunos viajarem para outros países, pela situação da pandemia do coronavírus", destacou o governador.

Confira a íntegra da coletiva de imprensa de Casagrande nesta quarta-feira:


Pontos moeda