CORONAVÍRUS

Geral

Comércios são fiscalizados e 30 são fechados na Serra

A fiscalização acontece desde a última segunda-feira (23), quando agentes da Guarda Municipal começaram o trabalho de fiscalização em estabelecimentos que insistem em funcionar

Foto: Divulgação

A Prefeitura da Serra continua fazendo o trabalho de fiscalização em estabelecimentos onde os donos insistem em funcionar, descumprindo o decreto anunciado pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, no último dia 20 de março, em combate ao Novo Coronavírus. 

De acordo com informações da prefeitura do município, da última segunda-feira (23) até quinta-feira, 100 bares foram fiscalizados durante a operação realizada por agentes da Guarda Municipal da Serra. 

Na quinta-feira (26), cerca de 30 bares foram fechados porque estavam funcionando de forma irregular no município. Ainda de acordo com informações da Prefeitura da Serra, além das medidas administrativas, o comerciante que for flagrado atuando será orientado, notificado e, se continuar prestando atendimento no local, será detido por desobediência.

Medidas para redução do fluxo de pessoas:

Estão suspensas as seguintes atividades:

1 - Eventos e atividades com a presença de público, ainda que previamente autorizados;

2 - Atividade coletiva de cinema;

3 - Academias de esporte de qualquer espécie e modalidade;

4 - Restrição de acesso aos parques urbanos, praças e praias do município;

5 - Boates e casas noturnas;

6 - Atendimento ao público em shopping centers e clubes recreativos. Nos shopping centers, fica autorizado apenas o funcionamento de laboratórios, clínicas de saúde, farmácias e delivery;

7 - Atendimento ao público em todas as agências bancárias e cooperativas de crédito, exceto atendimentos referentes aos programas bancários destinados às consequências econômicas do novo coronavírus, bem como atendimento de pessoas com doenças graves e caixas eletrônicos;

8 - Suspensão do funcionamento de estabelecimentos comerciais, de qualquer natureza, inclusive bares e afins, exceto: restaurantes e lanchonetes (limitado ao horário de 16h para atendimento e consumo e aqueles localizados às margens de rodovias federais), clínicas médicas, laboratórios, farmácias, supermercados, minimercados, mercearias e similares, padarias (exclusivamente para venda de produtos), lojas de conveniências (exclusivamente para venda de produtos), açougues, peixarias, postos de combustíveis, operações de delivery, pets shops e casas de ração;

9 - Funcionamento de salões de beleza, centros estéticos e tatuagens;

10 - Atividades de sauna e banho;

11 - Parques de diversão e temático;

Os secretários municipais também poderão adotar as medidas necessárias para suspensão de eventuais alvarás de funcionamento, com o objetivo de cumprir as medidas previstas no decreto divulgado.

A Vigilância Sanitária também criou a Portaria 12/2020, com orientações que devem ser seguidas pelo comércio que permanecer aberto.

Além disso, a Prefeitura da Serra, informou que qualquer estabelecimento que esteja realizando atendimento a clientes deve tomar medidas para evitar aglomeração, especialmente de idosos e pessoas com síndromes gripais. Também deve disponibilizar pia, papel toalha e sabonete ou álcool a 70%. Outra determinação é manter o ambiente arejado.

A prefeitura reforçou que os comerciantes que não cumprirem com as medidas poderão ser notificados e autuados.

Com informações do repórter Waslley Leite, da TV Vitória / Record TV.  


Pontos moeda