CORONAVÍRUS

Geral

Guia de quarentena: escolas, bancos, comércio e feira livre. Veja o que está vetado e o que é permitido

Confira os serviços que seguem funcionando, após medidas adotadas pelo Governo do Estado e pelas prefeituras, para tentar conter o avanço do Novo Coronavírus

Foto: Divulgação

O governo do Espírito Santo e as prefeituras adotaram medidas para tentar conter o avanço do Novo Coronavírus no estado. Já são 40 casos confirmados da doença em solo capixaba, sendo que um deles é de um empresário carioca que estava no Espírito Santo e procurou atendimento médico, dando entrada na contagem da Secretaria da Saúde (Sesa).

Para tentar conter esse avanço, foi determinado o fechamento do comércio desde a última segunda-feira (23) e muitos serviços pararam de funcionar ou adotaram horários alternativos. Confira o que funciona e não funciona no Espírito Santo:

Transcol

Após a redução de 50% da frota, que resultou na lotação de muitas linhas de ônibus, o governo do estado decidiu ampliar o número de coletivos nas ruas, nos horários de pico, desde quarta-feira (25). Nos demais períodos do dia, a circulação de apenas 30% da frota do Transcol permanece.

Segundo o governador Renato Casagrande, a circulação de passageiros nos coletivos teve redução de 70% entre os dias 9 a 23 de março.

Supermercados

A Associação Capixaba de Supermercados (Acaps) emitiu uma nota orientando que os estabelecimentos fiquem atentos às determinações dos governos municipais, estadual e federal e implantem em suas lojas alternativas e soluções para combater o avanço do Coronavírus. Alguns municípios, como Aracruz, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares e Vitória, já adotaram normas em relação aos horários de funcionamento e restrições de número de pessoas.

Na capital, alguns supermercados aderiram ao horário especial para o atendimento de idosos. Nos outros municípios citados, está proibida a entrada de crianças e idosos.

Comércios

O Governo do Estado decretou o fechamento dos estabelecimentos não essenciais durante o período de 15 dias, desde a última segunda-feira (23). Só podem funcionar os comércios de serviços essenciais, como farmácias, supermercados e padarias. Os restaurantes e lanchonetes podem atender até as 16 horas. A partir do horário estipulado, só podem trabalhar com entregas.

Após o pronunciamento do presidente da República, Jair Bolsonaro, que criticava as medidas de isolamento social e fechamento do comércio, o governador Renato Casagrande afirmou que vai manter o decreto de isolamento e que o estado  analisará os índices de contaminação no Espírito Santo, antes de pensar em flexibilizar as medidas já adotadas. Portanto, o decreto continua valendo até o dia 5 de abril, caso não seja prorrogado.

Ônibus interestaduais

O governador revelou que o Estado também estuda, junto ao Ministério dos Transportes, barrar a entrada e saída de ônibus interestaduais em Vitória.

Bancos

As agências bancárias só estão atendendo casos restritos. Em casos gerais, os clientes serão transferidos para atendimento em caixas eletrônicos ou para que realizem as transições on-line.

A determinação da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) prevê que os bancos informem os horários de funcionamento aos clientes, fixando avisos nas agências e utilizando os demais canais de comunicação. Os bancos também terão que adotar, e informar aos clientes, regras para evitar aglomerações nas agências. 

Shopping centers

Estão fechados. Farmácias e supermercados localizados nesses complexos de compras estão autorizados a abrir.

Igrejas

O número de pessoas em cultos nas igrejas evangélicas para 50. A decisão foi tomada em uma reunião do governador do Estado, Renato Casagrande, com líderes de igrejas protestantes na semana passada. 

Feiras livres

Foram vetadas pelas prefeituras de Cariacica e Vitória. O governador declarou na última segunda (24) que pode tomar novas medidas para evitar aglomeração em feiras livres e igrejas e disse que vai tomar novas medidas para evitar a movimentação de pessoas nesses locais, após constatar grande concentração de pessoas nesses locais.

Ciclofaixas

Também em Vitória, a prefeitura decidiu suspender até o fim de março as ciclofaixas na capital. As ruas de lazer já haviam sido suspensas desde o dia 18 deste mês.

Eventos e casas de show

O governo do Estado determinou o fechamento de casas de shows, boates, cinemas, museus e teatros. O governador também informou que o Governo do Estado proibiu a realização de todos os eventos com mais de 100 pessoas. 

Parques públicos

O governo determinou o fechamento dos parques públicos de gestão do Estado.

Concessionárias

Também foi determinada a suspensão do atendimento presencial em concessionárias de serviço público. Poderá ser realizado o atendimento mediante prévio agendamento, quando não existir possibilidade de atendimento por outro canal (telefone, e-mail e congêneres). Foi suspenso ainda o atendimento nos Centros de Triagem e Acolhimento para Pessoas com Dependência Química, da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), a partir da próxima segunda-feira (23).

Hotéis e pousadas

Muitos já aderiram ao fechamento voluntário na região das montanhas. No Grupo Venturim, em Venda Nova do Imigrante, o hotel foi fechado. Outros empreendimentos como o Café Altoé da Montanha, a Fjordland Cavalgada Ecológica, o Alecrim Cozinha Artesanal, a Pousada Bela Aurora, o Domaine, o Ateliê do Chocolate, o restaurante D’bem Pedra Azul, o Restaurante Nossa Vida, a choperia Ronchi Beer e outros também aderiram ao fechamento.

O restaurante Casa Chef Ari está funcionando no sistema take out, no qual o cliente busca seu prato no restaurante. O Don Calmon, em Pedra Azul, está funcionando com o serviço take away e delivery.

Em Campinho, sede de Domingos Martins, a maior parte dos restaurantes estão fechados, como o Fritz Frida, Trarko Tap House e a Cervejaria Barba Ruiva. Outros, como o Empório Flor de Liz, passaram a atender no sistema delivery. A maior parte dos estabelecimentos informou em suas redes sociais o fechamento ou a mudança do formato de atendimento.

Em Pedra Azul, também em Domingos Martins, a Pousada Pedra Azul já fechou neste fim de semana. O Aroso Paço Hotel fechará a partir desta segunda-feira. Situação semelhante acontece com o Hotel Fazenda China Park.

No China Park, apenas a manutenção da estrutura e o condomínio continuarão funcionando.

A Casa do Turista, que fica no início da Rota do Lagarto, em Pedra Azul, também suspendeu o atendimento ao público.

Aulas não presenciais

As aulas presenciais estão suspensas. No entanto, o governador Renato Casagrande autorizou, em forma de decreto, a regulamentação de aulas não presenciais nas escolas do Espírito Santo, durante o período de 30 dias. Dessa forma, as atividades poderão ser repassadas aos alunos, por meio digital.

A informação foi divulgada pelo governador, durante transmissão ao vivo em rede social, no último sábado (21). As escolas que conseguirem adotar a prática podem iniciar as atividades a distância a partir de segunda-feira (23).

Estradas

Foram criadas barreiras nas divisas do Estado com o Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. A Polícia Militar, o Idaf e o Corpo de Bombeiros devem fazer medições de temperatura e dar orientações aos motoristas que estiverem no local, para controlar a entrada e saída de pessoas no Estado.

Funerais

Em Aracruz, por exemplo, há limitação de até dez pessoas nos funerais.


Pontos moeda