Geral

Prefeitura de Linhares vai distribuir alimentos a alunos da rede municipal

Chamado de kit merenda, os produtos vão ser entregues a 25 mil estudantes

Foto: Divulgação
Prefeitura investiu R$ 2 milhões na compra dos alimentos.

A Prefeitura de Linhares, no Norte do Espírito Santo, vai distribuir alimentos às famílias de crianças e adolescentes matriculados na rede municipal de ensino. O chamado kit merenda foi foi anunciado pelo prefeito Guerino Zanon na manhã dessa quarta-feira (25).

Segundo a prefeitura, vão ser distribuídos 25 mil kits, o que corresponde a 300 toneladas de alimentos, às famílias dos estudantes. Cada criança matriculada em escolas do município vai ter direito a um kit. O investimento é de R$ 2 milhões, recursos da própria prefeitura.

Como os estudantes estão em casa, depois da suspensão das aulas por 30 dias para conter o avanço do coronavírus, o objetivo, de acordo com o prefeito Guerino Zanon, é manter a segurança alimentar dos mais de 25 mil alunos. O kit, segundo a prefeitura, foi montado para durar 60 dias.

"Desde que suspendemos as aulas da rede municipal por mais 30 dias estamos dialogando sobre a decisão de montar um kit de merenda para ser entregue aos pais ou responsáveis. Ao invés de todo dia a criança ter de ir na escola, para evitarmos aglomerações, decidimos montar este kit para garantir a segurança dos nossos estudantes, tanto dos centros de educação infantil como do ensino fundamental”, explicou o prefeito Guerino Zanon.

A distribuição começa a partir desta sexta-feira (27) e vai ser feita na casa do próprio estudante para evitar aglomerações. Durante a entrega, os pais ou responsáveis vão ter de apresentar o documento de identificação e assinar um protocolo para confirmar que recebeu o kit merenda. A Secretaria Municipal de Educação orienta que os responsáveis devem ficar em casa e que aguardem o contato da prefeitura.

“Linhares foi a primeira cidade capixaba a suspender as aulas. E, agora, a primeira que vai priorizar a segurança alimentar do corpo estudantil através de esquema de logística para distribuição do kit merenda para crianças e jovens devidamente matriculadas na rede municipal de ensino”, destacou a secretária de Educação de Linhares, Maria Olimpia Dalvi Rampinelli.

O kit

O kit merenda é composto, cada um, por 12 itens: arroz (5kg), 1 lata de leite em pó integral (400g), feijão (1kg), canjiquinha (1kg), fubá (1kg), macarrão (1kg), açúcar (2kg), farinha de mandioca (1kg), óleo (1 lata de 900ml), 1 pacote de biscoito (400g), um pente de ovos com 30 unidades e 1 pacote de linguicinha (500g).

Pontos moeda