CORONAVÍRUS

Geral

Telemedicina: médicos monitoram pacientes por telefone a partir desta terça em Vitória

Quem ligar para o Fala Vitória 156 com sintomas respiratórios terá acesso ao serviço

Foto: Divulgação Segov

A telemedicina começa a funcionar em Vitória a partir desta terça-feira (24) em Vitória. A nova modalidade de atendimento ao público prevê que médicos da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) orientem e monitorem pacientes por telefone durante a pandemia do coronavírus.

Quem ligar para o Fala Vitória 156 com sintomas respiratórios terá acesso ao serviço.

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, disse que esse é um dos passos mais importantes que estão sendo dados. Ele enfatizou que o projeto exigiu um trabalho árduo nos últimos dias até que estivesse pronto para operar. 

"Mais importante agora é que a gente possa evitar a transmissão do vírus de pessoa pra pessoa. Então, todo o serviço que puder ser feito com pessoas que precisam de atendimento médico a distância (por telefone ou telemedicina), nós estamos dando uma grande contribuição para a diminuição da transmissão do vírus. Vitória vai iniciar os atendimentos de telemedicina, que já eram previstos desde o início do ano - nós estávamos trabalhando nessa direção , só que agora nós aceleramos e concluímos isso com mais rapidez devido à emergência da pandemia do coronavírus", disse.

Luciano completou dizendo que a orientação é que a população não saia de casa para procurar a unidade de saúde ou pronto atendimento sem antes ligar para o 156:

"Se você ligar para o 156, vamos te colocar no processo de telemedicina com um médico que vai atendê-lo nos casos que forem necessários, a distância, sem a necessidade de você sair de casa pra ir a uma unidade de saúde ou pronto atendimento", disse.

A medida, reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pelo Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo (CRM/ES), tem como principal objetivo evitar o contato entre pessoas saudáveis e pacientes com o Novo Coronavírus.

"Essa é mais uma ação para evitar a disseminação desse vírus entre as pessoas na capital", explica a secretária de Saúde de Vitória, Cátia Lisboa.

Como funciona

Os profissionais de Enfermagem que estão atuando nos atendimentos do 156 seguirão um checklist para confirmar alguns sintomas e situações suspeitas e então encaminharão o usuário para atendimento por telefone com um médico da rede.

Nessa teleconsulta, o médico fará a avaliação do paciente, registrando as informações em um formulário eletrônico e comunicando os casos suspeitos à Vigilância Epidemiológica e às unidades de saúde da capital.

O médico poderá orientar o paciente apenas por telefone ou encaminhá-lo para uma unidade de saúde para atendimento presencial. 

Profissionais das unidades de saúde farão o telemonitoramento, por meio do qual irão acompanhar e monitorar os pacientes suspeitos e em isolamento, observando a evolução dos sintomas tanto do paciente quanto do restante da família que convive com ele.

Esses médicos e enfermeiros das teleconsultas e telemonitoramentos são servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus) que estão em home office por estarem no grupo de risco do coronavírus. 

FONTE: Prefeitura de Vitória

Pontos moeda