Geral

Vargem Alta decreta Estado de Emergência para impedir avanço do Novo Coronavírus

O município que comemora nesta sexta-feira (20), 32 anos de emancipação política já passou por duas graves epidemias: a influenza espanhola e a febre amarela

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Vargem Alta declarou Estado de Emergência no município por conta da pandemia do coronavírus. O decreto permanecerá vigente enquanto perdurar o alerta da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Entre as medidas adotadas no decreto, estão: suspensão e proibição de festividades, celebrações ou qualquer evento público ou privado que gere aglomeração de pessoas; suspensão das atividades nos grupos de fortalecimentos de vínculos de idosos no âmbito da Secretaria Municipal de Assistência Social; suspensão da prática de eventos religiosos de forma a amenizar a aglomeração de pessoas, ficando a critério e responsabilidade dos presbíteros a realização das missas e cultos.

Além disso, o decreto prevê ainda que os servidores públicos com mais de 60 anos, mediante designação do chefe imediato, permanecerão no desempenhando suas atividades, podendo optar pelo sistema home-office ou realocado em serviço sem contato com o público, entre outras medidas.

Emancipação

Nesta sexta-feira (20), é feriado municipal, já que Vargem Alta comemora 32 anos de emancipação política. “Ao longo desse tempo, nossa cidade se mostrou uma terra ainda mais forte, que a cada dia enfrenta e vence os desafios. Um belo exemplo da força e fé da população vargem-altense é que estamos nos reerguendo após o município sermos praticamente destruído pelas enchentes dos últimos meses”, afirma João Altoé, prefeito do município e o primeiro cidadão eleito para governar a Prefeitura em 1989.

Em 1918, um dos lugarejos que mais se destacava na construção da nova cidade, era Virginia, que foi assolada por um surto de influenza espanhola, o vírus da gripe. A moléstia matou muitos habitantes da comunidade. Já em 1933 foi a vez de Jaciguá passar por uma epidemia. Na ocasião, morreram muitas pessoas vítimas de febre amarela.

Pouco tempo depois, em 1939, a 2ª Guerra Mundial fez cair o preço do café. Muitas pilas do grão foram desativadas e várias vendas (comércio da época) foram fechadas. Houve muito desemprego, miséria e fome.

A vida cívica de Vargem Alta teve início no dia 20 de março de 1988, quando por meio de um plebiscito, os distritos de Jaciguá e Vargem Alta foram desmembrados de Cachoeiro de Itapemirim. Na oportunidade, dos 5.060 eleitores inscritos no Fórum da Comarca de Cachoeiro de Itapemirim, 3.465 eleitores compareceram às urnas e o resultado apresentou-se da seguinte forma: 87, 2% - Sim, 9,6% - Não, 2,2 % - Brancos e 1% - Nulos.

Sendo assim, pela Lei nº 4063 de 06 de maio do mesmo ano, o Governo do Estado criou o município. Em 1º de janeiro de 1989 foi instalada a primeira Administração, com a posse de João Chrisóstomo Altoé e dos 13 vereadores eleitos em 15 de novembro de 1988.

Vargem Alta passou por diversas dificuldades e por duas graves epidemias, a gripe espanhola e a febre amarela, e conseguiu superar todas. “Temos muito a fazer e vamos fazer. Temos muito a conquistar e vamos conquistar. Continuaremos a reconstruir uma nova história para o nosso município, uma cidade melhor sempre para todos. Desejo que cada cidadão seja um ponto de apoio nesta renovação, a garantir os direitos de desfrutar de mais saúde, educação, infraestrutura, trabalho, cultura, lazer e uma qualidade de vida ainda melhor”, finaliza Altoé.

Pontos moeda