Geral

Chuvas alteraram resultado de balneabilidade em praias de Vila Velha

Placas indicativas estão por toda orla. A verde significa “Própria” e a vermelha indica “Imprópria” para banho

Foto: Everton Thiago

A checagem da balneabilidade é um procedimento ambiental que avalia as condições sanitárias das águas destinadas à recreação e aos esportes aquáticos. Em Vila Velha, por exemplo, 17 pontos foram analisados.

Dos 17 pontos onde foram feitas coletas, apenas três estão próprios para banho: Praia dos Recifes – em frente à rua Mar Azul; Praia de Ponta da Fruta II – em frente à rua da Bomba e Praia da Costa II, a chamada Praia da Sereia.

Catorze pontos estão impróprios: Lagoa Grande – Av. Espírito Santo; Lagoa Morada do Sol - em frente à rua Gerânio; Praia do Barrão – av. Andersen Fidalgo Pereira; Praia de Ponta da Fruta I - em frente à pracinha; Praia de Itaparica I – em frente à rua Itaiabaia; Praia de Itaparica II – Colônia de Pescadores; Praia de Itapuã – “Beverly Hills” - em frente à rua Jair de Andrade; Praia da Costa I – em frente à av. Champagnat; Praia Secreta, próximo ao Farol de Santa Luzia; Prainha, no sitio histórico; Praia do Ribeiro, na Praia da Costa; e Praia da Barrinha, próximo à foz do Rio Jucu.

O resultado da análise de balneabilidade é divulgado às sextas-feiras. As águas são recolhidas todas as segundas e enviadas para o laboratório. Os testes são liberados e publicados no portal da Prefeitura.

Placas indicativas estão por toda orla de Vila Velha. A verde significa “Própria” e a vermelha indica “Imprópria” para banho. As substituições dessas placas são feitas semanalmente. De acordo com o resultado, alterações podem ser registradas toda semana. Uma das causas é a variação do tempo, como as chuvas da semana passada. O temporal movimentou as águas do Rio Jucu, que trouxeram microrganismos para as praias, deixando-as impróprias para banho por um determinado período.

Pontos moeda