Geral

Covid-19: vacinação de idosos de 70 a 74 anos começa nesta semana no Espírito Santo

Distribuição das novas doses aos municípios deve acontecer a partir desta segunda-feira

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A chegada da nova remessa de vacinas contra a covid-19 no Espírito Santo, ocorrida neste sábado (20), vai permitir que seja iniciada a vacinação dos idosos de 70 a 74 a partir desta semana. Na Grande Vitória, as prefeituras aguardam a chegada dos imunizantes a partir desta segunda-feira (22). A partir daí, serão iniciados os agendamentos para a nova faixa etária.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o Espírito Santo recebeu uma remessa da vacina Oxford-Fiocruz, com 10.500 doses, e mais 73.800 doses da Coronavac (Sinovac/Butantan), totalizando 84.300 novas doses. Com isso, o Estado iniciará a vacinação de idosos de 70 a 74 anos com envio aos municípios do quantitativo para atender 78% desta população (99.741).

Os municípios capixabas ainda receberão as doses para a aplicação da primeira dose (D1) para completar 100% da cobertura dos idosos de 75 a 79 anos. O Estado iniciará também o envio para atender 63% da comunidade quilombolas e mais um quantitativo para os trabalhadores da saúde.

Municípios da Grande Vitória

A Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) confirmou que as doses serão entregues na segunda, conforme anunciado pela Sesa. Com esse novo lote, será possível ampliar a vacinação para a faixa etária de idosos com idade entre 70 e 74 anos e concluir a imunização dos idosos com idade entre 75 e 79 anos.

Na capital capixaba, neste sábado, foram vacinados os idosos com 75 anos ou mais e trabalhadores da saúde. De segunda a quinta-feira (25) serão imunizados, com a segunda dose, idosos com 80 anos ou mais e trabalhadores da saúde que receberam a primeira dose da CoronaVac entre os dias 19 de janeiro e 22 de fevereiro. 

Em Vila Velha, a Secretaria Municipal de Saúde informou que segue orientações do Governo do Estado e recomendações da (CIB) nº013/2021. Assim que a nova remessa das vacinas anunciadas  pelo Governo do Estado, para os idosos de 70 a 74 anos chegar no município, a Secretaria fará a distribuição para o público-alvo. Os agendamentos são realizados sempre de maneira online, por meio do site da Prefeitura da Vila Velha.

A Secretaria Municipal de Saúde da Serra informou que a previsão é que o agendamento para imunização dos idosos de 70 a 74 possa ser feito a partir de terça-feira (23).

Já em Cariacica, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a vacinação para a faixa etária de 70 a 74 anos será por meio de agendamento pelo site vacina.cariacica.es.gov.br. Porém, ainda não tem data definida. Por enquanto, nesta segunda-feira continua a vacinação para os seguintes grupos: idosos acima de 75 anos (primeira dose), idosos acima de 80 (segunda dose) e trabalhadores da área da Saúde em atividade (segunda dose). No momento, as vagas disponibilizadas no site foram todas preenchidas. Um novo agendamento está previsto para ser aberto na segunda, na parte da tarde.




Pontos moeda