Geral

ES vai receber mais vacinas e poderá antecipar imunização de idosos a partir de 70 anos

Nova remessa de doses está prevista para chegar neste final de semana no Espírito Santo; lote irá completar vacinação do público de 75 a 79 anos

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Giovani Pagotto/Governo-ES

Uma das novidades anunciadas durante a coletiva desta sexta-feira (19) com o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, e com o gerente Estadual de Vigilância em Saúde Orlei Cardoso, é a chegada de mais doses de vacina contra a covid-19 durante este final de semana no Espírito Santo. 

Com a nova remessa, será possível completar doses do grupo de 75 a 79 anos e também começar a imunização de idosos na faixa etária entre 70 e 74 anos. 

"Temos a expectativa da chegada agora no final de semana, mais um quantitativo de doses para finalizar o público de 75 a 79 anos e iniciar de 70 a 74. Foi feita uma reunião com os secretários municipais de Saúde para que preparem as salas de vacina. O mês de abril é importante, estamos na expectativa de receber um número maior de vacinas e ampliar um pouco mais a vacinação em todos os municípios", disse o gerente Estadual de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso.

Compra de Vacinas

Durante a coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta-feira, o secretário de Saúde Nésio Fernandes falou sobre as negociações do governo do Espírito Santo para a compra de novas vacinas. Ele explicou que o Estado teve que suspender algumas negociações por causa de cláusulas contratuais entre o Governo Federal e alguns laboratórios, que proíbem a venda direta para estados e municípios.

"Nós seguimos com diversas negociações, inúmeras foram descartadas porque se tratavam de golpistas. Outras foram interrompidas por que o Governo Federal proibiu que, na prática, os laboratórios negociassem direto com os estados e municípios e, desta maneira nós interrompemos algumas negociações. Outras aguardam uma pacificação política com o governo federal para que possam apresentar ofertas de venda para estados e municípios", explicou o secretário.

Leia também: Vacina da Itália pode ser testada em 30 mil pessoas no Espírito Santo

Apesar da aparente dificuldade para compra de vacinas, a Secretaria de Saúde do Estado segue negociando a compra de imunizantes de forma independente e que contato outras fabricantes fabricantes. 

"Temos negociação aberta com empresa Reithera, da Itália, onde é possível que avance, nos próximos dias, a realização da fase três do estudo da vacina no Espírito Santo. Nós solicitamos uma parceria para realizar o desenvolvimento dessa fase com 30 mil capixabas, no entanto ainda depende de diversas decisões administrativas e políticas."

Outra empresa que mantém a negociação com o Espírito Santo, por meio da Embaixada da China, é a Sinopharm. O secretário afirmou também, que uma terceira opção é a Sputnik, da Rússia. 

"Temos negociação aberta com a Sinopharm, que avançou na troca de comunicação direta com eles, inclusive na solicitação de mediação na negociação com a Anvisa para registro da mesma. Também temos a negociação da Sputnik, com os fornecedores da mesma, e ao longo da próxima semana temos algumas possíveis atualizações dessas negociações.


Pontos moeda