Geral

Fiocruz atesta segurança de imunizante após suspensões na Europa

Vacinas da Oxford/AstraZeneca foram suspensas após o registro de coágulos em alguns pacientes vacinados

Foto: Divulgação

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), responsável pela produção da vacina  Oxford/AstraZeneca no Brasil, afirmou nesta terça-feira (16) que garante a segurança do imunizante que foi suspenso na Europa após apresentar a formação de coágulos em alguns pacientes.

Por meio de nota, a Fiocruz garante a segurança do imunizante, assim como já feito pela AstraZeneca no último domingo (14). 

"Mais de 17 milhões de pessoas, na União Europeia e no Reino Unido, e cerca de 3 milhões de pessoas no Brasil já foram vacinadas com esse imunizante sem que houvesse, até o momento, evidência de aumento de risco de formação de coágulos sanguíneos em qualquer faixa etária", afirmou a Fiocruz.

"Segundo a AstraZeneca, teriam sido relatados, até 8 de março, 15 eventos de trombose venosa profunda e 22 eventos de embolismo pulmonar. A investigação da farmacêutica, referente à vacinação das mais de 17 milhões de pessoas na União Europeia e Reino Unido, não demonstrou evidência de aumento do risco de eventos trombólicos para qualquer faixa etária, gênero ou lote de vacina de determinado país", acrescentou.

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) também defenderam o uso da vacina através de programas de imunização espalhados pelo mundo.

"A taxa de eventos reportados [coágulos] é, na realidade, menor do que a que se esperaria na população em geral”, reiterou a cientista-chefe da OMS, Soumya Swaminathan.

A Fiocruz acrescentou ainda que possui compromisso com a farmacovigilância e vai continuar realizando análises sobre quaisquer eventos adversos registrados em pessoas já imunizadas.

* Com informações do Portal R7

Pontos moeda