Geral

Rádio Pan News Vitória comemora um ano no ar com jornalismo de qualidade

Além dos apresentadores e repórteres, o noticiário da emissora conta com a estrutura da redação integrada de jornalismo do Folha Vitória e da TV Vitória


Foto: Vinicius Moulin/ TV Vitória
Jornalistas Patrícia Scalzer e Paulo Rogério comandam o Jornal da Manhã Vitória

A Rádio Pan News 90.5 FM celebra nesta terça-feira (2), um ano de programação no ar. O veículo de comunicação tem se destacado entre as emissoras FM por ter uma programação que leva notícias aos ouvintes em tempo real no horário matutino. 

A grade local da emissora começa a partir das 8 horas, de segunda a sexta-feira, com o programa Jornal da Manhã Vitória, apresentados pelos jornalistas Patrícia Scalzer e Paulo Rogério. 

A programação especial contou com uma entrevista do governador Renato Casagrande que, além de comparecer na estreia da rádio no ano passado, retornou aos estúdios na comemoração de um ano da Pan News Vitória. Durante a conversa, Casagrande parabenizou o trabalho realizado pela equipe e também deu detalhes sobre a aquisição de novas doses de vacina para o estado.

Leia também: Casagrande descarta toque de recolher e lockdown no ES

Foto: Vinicius Moulin/ TV Vitória
O superintendente de Conteúdos Alexandre Carvalho comemorou com os jornalistas Patrícia e Paulo

A Pan News Vitória, estreou no dia 2 de março de 2020. O superintendente de Conteúdo da Rede Vitória, Alexandre Carvalho, afirma que o investimento feito em uma rádio de notícias é relevante para a sociedade. 

"O jornalismo exerce uma função fundamental na sociedade democrática, e uma das responsabilidades dos grupos de comunicação é oferecer informação correta, verídica, apartidária. É uma função social. Investir em uma rádio cumpre este papel de levar informação verídica para a população."

Carvalho ressalta que no atual cenário em que se encontra o país, o principal objetivo da Pan News é fazer um jornalismo de qualidade. "Fazemos um jornalismo apartidário, para que rompa a bolha em que as pessoas se colocaram, essa dicotomia que existe hoje no país. O jeito de romper isso é com informação e informação de qualidade."

Sobre a estrutura da programação, está nos planos da empresa ampliar o conteúdo regional na grade da Pan News, com muito mais qualidade no jornalismo. "O rádio é o veículo mais próximo da população. É necessário buscar sempre entregar a notícia em primeira mão, com rapidez e de forma verídica", conclui Carvalho.

Foto: Vinicius Moulin/ TV Vitória
Patrícia celebra 1 ano de Pan News no ar

Patrícia Scalzer trabalha há 12 anos como jornalista, sendo 10 anos em rádio. "Comecei trabalhando em site de notícias, mas me apaixonei pelo radiojornalismo e não saí mais."

Comemorando um ano na rádio Pan News, Patrícia revela que estar à frente da programação local é um grande desafio. 

"Não é fácil manter um programa diário de três horas, mas com a ajuda da nossa equipe conseguimos manter os ouvintes bem informados com o que acontece de relevante no nosso Estado."

Durante o processo de adaptação, Patrícia conta como lidou com a pandemia da covid-19.  "Nossa rádio foi ao ar no mês em que a pandemia começou no Brasil, então a responsabilidade foi muito maior. Nossa preocupação era garantir que a informação correta chegasse ao ouvinte, pois muitas 'fake news' surgiram neste período. O jornalismo sério, baseado na ciência, em especialistas, nunca foi tão fundamental," explica.

Com um retorno positivo na audiência, Patrícia não esconde a satisfação em fazer parte da emissora. "Agradeço a Rede Vitória pela oportunidade e por confiar no meu trabalho. Nesse último ano temos recebido um retorno muito positivo dos ouvintes, da audiência e isso é gratificante. Nós fazemos a rádio para os ouvintes e com os ouvintes, então, a participação deles diariamente faz toda a diferença." 

Patrícia ainda revelou que o ano de 2021 será de muitas novidades na programação, com a criação de novos quadros e com a participação da equipe no evento Folha Business.

Foto: Vinicius Moulin/ TV Vitória
Paulo Rogério é jornalista há 16 anos

Com  alegria e orgulho, Paulo Rogério também destaca a responsabilidade que é  assumir o compromisso de manter elevado o nível de qualidade do trabalho na Pan. 

"Trabalho com emissoras de rádio há 14 anos. As experiências em emissoras de televisão, portais na internet e jornais impressos também ajudaram nessa trajetória. É mais um momento especial na minha carreira. A Jovem Pan tem uma marca muito forte e é uma honra poder 'escrever' um pouco de minha história fazendo parte disso."

Paulo é criterioso e sabe a forma correta de conduzir uma informação. "Quem atua nesses veículos de comunicação de massa como rádio, TV e internet, precisa ficar muito atento ao discurso que vai executar. É preciso pensar bem antes de noticiar algo que possa vir junto com algum comentário ou reflexão. Informações precisam de rapidez, mas também de cautela," afirmou.

Entre as estratégias para prender a atenção dos ouvintes,  Paulo destaca a importância de repassar a notícia de forma rápida, clara, objetiva e com checagem de informações. "Ouvir todos os lados possíveis de uma história. A checagem de informações, inclusive é fundamental nesses tempos de fake news em que estamos vivendo."

Sobre as novidades para 2021, ele revela que a rádio contará com novos analistas de economia e outras áreas, além da participação e eventos importantes, como Folha Business deste ano.

Foto: Vinicius Moulin/ TV Vitória



 


Pontos moeda