CHUVA NO ES

Bombeiros pedem doação de pás, vassouras e itens de limpeza; veja lista e como ajudar

As fortes chuvas deixaram um rastro de sujeira e destruição. Moradores pedem ajuda com produtos para limpeza, confira os pontos de doação

Sofia Galois *Estagiária

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Após as fortes chuvas que atingiram o Sul do Estado durante o último fim de semana, mais de 1,2 mil pessoas precisaram deixar suas casas e estão desalojadas. O temporal deixou também um rastro de sujeira e destruição que ainda dificulta o trabalho de voluntários e moradores. 

Assim, apesar do grande número de doações de alimentos, produtos de higiene e roupas, há também a necessidade de itens para a limpeza, como pás e vassouras. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Em um vídeo publicado na página do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBM-ES), o tenente-coronel Ferrari reforçou a carência desses produtos, principalmente em Mimoso do Sul. 

"Mais uma vez, a solidariedade capixaba se mostra excelente. Temos visto as doações de pessoas, empresas, e tem ajudado muito. Alguns itens, no entanto, ainda temos necessidade, não têm aparecido nas doações, como enxadas, pás, vassouras", comentou ele, que também atua como coordenador adjunto da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec). 

Na legenda da publicação, as autoridades listaram a quantidade de itens necessários para cada objeto. Confira a lista: 

Itens de limpeza

- 100 enxadas; 
- 50 pás; 
- 20 carrinhos de mão; 
- 200 pares de luva; 
- 200 vassouras; 
- 200 rodos. 

Os pontos oficiais de doações disponibilizados pelo CBM-ES são em dois municípios. Na capital Vitória, as arrecadações podem ser levadas ao Quartel do Comando Geral (QCG) dos bombeiros, localizado na Rua Ten. Mário Francisco de Brito, 100, na Enseada do Suá.

Em Cachoeiro de Itapemirim, a população pode levar os itens até o Terceiro Batalhão, localizado na BR 393, KM 0, antiga AV. Mardegan, 790, no bairro Marbrasa. 

As doações podem ser feitas nos dois locais, das 9h às 17h. 

LEIA TAMBÉM: Veja os pontos de doação para ajudar moradores do ES afetados pela chuva

*Texto com supervisão da editora Daniella Zanotti.

Pontos moeda