Geral

Passageiros ficam assustados após avião arremeter: 'foi pânico geral'

Segundo especialistas, o procedimento de arremetida é comum na aviação e não oferece nenhum risco para os passageiros ou tripulação da aeronave

Foto: Reprodução

Passageiros que estavam em um voo da Latam que havia saído de Belo Horizonte, ficaram assustados após a aeronave precisar arremeter, ou seja, cancelar um procedimento de pouso e voltar a subir, quando estava chegando no aeroporto de Salvador no fim da tarde de sábado (20).

A advogada Marcela Esteves relatou que foram momentos assustadores. "Duas pessoas vomitaram e crianças entraram em desespero. Foi pânico geral", diz ela.

"Que voo terrível", desabafou uma outra passageira nas redes sociais.

O incidente ocorreu após a aeronave da Latam, um Airbus A-321 de prefixo PR-XPG, que fazia o voo LA3883, ter seguido para pouso enquanto havia uma outra aeronave na pista.

Segundo a FAB, quando o avião da Latam estava a cerca de 500 metros da pista e pouco mais de 300 metros de altitude, foi orientado a cancelar o procedimento e voltar a subir e esperar a pista ficar livre, para então, pousar em segurança.

Em um vídeo publicado por uma passageira nas redes sociais, o piloto pede desculpas aos passageiros pela manobra. "Eu sinto muito pelo imprevisto e, em poucos minutos, estaremos então pousando em Salvador. Agradeço a compreensão".

Segundo especialistas, o procedimento de arremetida é comum na aviação e não oferece nenhum risco para os passageiros ou tripulação da aeronave.

Por meio de nota, a Latam informou que o piloto "descontinuou o procedimento de aproximação e pouso devido a restrições operacionais na pista do aeroporto de Salvador. A aeronave pousou normalmente e em total segurança no aeroporto da capital baiana às 16h".

A companhia ressaltou ainda que "a manobra é um procedimento de segurança comum na aviação, previsto em diversas situações" e que "segue as mais rigorosas normas de segurança da aviação".

Já a FAB (Força Aérea Brasileira), informou que o procedimento ocorreu dentro dos padrões de segurança e das regras de tráfego aéreo e que "o procedimento foi executado sob a supervisão da Torre de Controle de Salvador".

Pontos moeda