Geral

Autoridades capixabas lamentam a morte de Cariê Lindenberg

Empresário morreu na madrugada desta terça-feira (6), aos 85 anos, por complicações de uma pneumonia

Foto: A Gazeta/Bernardo Coutinho - 2018

Após a notícia da morte do empresário Cariê Lindenberg, autoridades e políticos capixabas manifestaram as condolências à família por meio das redes sociais. Carlos Fernando Monteiro Lindenberg Filho, o Cariê, morreu na madrugada desta terça-feira (6), aos 85 anos, por complicações de uma pneumonia.

Em um vídeo, o governador Renato Casagrande destacou que Cariê, fundador da Rede Gazeta, comandou a emissora com isenção e profissionalismo e ajudou a projetar o Espírito Santo para todo o Brasil e fortaleceu a democracia. 

"O ES perdeu uma das suas maiores personalidades: o empresário, músico, escritor e presidente do grupo Rede Gazeta, Carlos Fernando Lindenberg", escreveu Casagrande nas redes sociais. 

A vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes, destacou que Cariê deixa o ensinamento e o legado em favor da ética, da liberdade e da democracia. 

O presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, o deputado estadual Erick Musso, também usou as redes sociais para prestar seus sentimos aos familiares e afirmou que "Cariê deixa um espaço que dificilmente será ocupado".

Também por meio de um vídeo Erick Musso destacou que Cariê atuou incansavelmente pela democracia, atuando de forma isenta e imparcial. "O empresariado e o jornalismo sentirão sua falta, Cariê", lamentou o parlamentar. 

O deputado estadual Marcelo Santos também fez publicações lamentando a morte de Cariê, destacando que ele foi "um visionário, à frente do seu tempo, defensor do bom jornalismo e da liberdade de imprensa."

O ex-governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, lamentou a morte de Cariê e destacou que ele esteve presente em boa parte das mudanças que ocorreram no Espírito Santo nos últimos anos.

Luciano Rezende, ex-prefeito de Vitória, também se manifestou por das redes sociais, destacando que o Espírito Santo e o Brasil 'perdem um grande homem'. 

Ex-prefeito de Vila Velha, Max Filho afirmou, por meio das redes sociais, que Cariê marcou a história do Espírito Santo:

Quem também se manifestou foi o deputado federal Helder Salomão. "É uma grande perda", escreveu ele. 

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo, desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa disse, em vídeo, que o Espírito Santo perde uma pessoa visionária e que o nome de Cariê ficará para sempre nos anais do jornalismo tanto do estado, quanto do Brasil.

Em uma nota, assinada pela presidente Cris Samorini, a Federação das Indústrias do Espírito Santo lamentou a morte do empresário e destacou o compromisso de Cariê com o desenvolvimento social e econômico do Espírito Santo.

Foto: Reprodução

Em nota, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, decretou, nesta terça-feira, 6 de abril, luto oficial de três dias nas repartições subordinadas ao Poder Executivo Municipal, em razão do falecimento do empresário, músico e escritor, Carlos Fernando Lindenberg Filho.

"Cariê, como era conhecido, faleceu aos 85 anos. Cumpriu, com maestria, seu importante papel de comunicador. A Prefeitura de Vitória se compadece da dor dos familiares e amigos de Carlos Fernando," escreveu em nota.

O Sindicato dos Jornalistas do Espírito Santo (Sindijornalistases) publicou, em suas redes sociais, uma homenagem e ressaltou que sempre foi possível manter com Cariê uma relação de respeito e cordialidade, desde a fundação do sindicato, em 1979.



Pontos moeda