Geral

Comércio de rua e shoppings vão poder funcionar das 10h às 20h na próxima semana

O governador Renato Casagrande abriu uma exceção estendendo o horário nas cidades em risco alto em função do Dia das Mães; novas medidas passam a valer a partir da próxima segunda-feira (03)

Foto: Bianca Vailant/TV Vitória

Na próxima semana, o comércio de rua e shoppings poderão funcionar das 10h às 20h de segunda à sexta-feira, e no sábado das 8h às 18h na Grande Vitória e em todas as cidades que foram classificadas em risco alto. 

O anúncio foi feito pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, nesta sexta-feira (30) durante a apresentação do novo mapa de risco. Na nova matriz, nenhum município do Estado ficará em risco extremo e 56 cidades estão no risco alto (cor vermelha). Todas municípios da Grande Vitória estão nesse grupo. 

>> Grande Vitória continua em risco alto e escolas vão continuar fechadas

De acordo com Casagrande, a medida é válida excepcionalmente para a próxima semana devido ao Dia das Mães, comemorado no domingo (09).

"Temos o Dia das Mães. É um dia importante para todos nós pela questão sentimental e pela cultura que se estabeleceu das famílias se encontrarem e temos uma atividade muito intensa no comércio. É um dia importante para o comércio. E de forma extraordinária e somente para esta semana vamos mudar o horário de funcionamento do comércio. A partir de segunda-feira, o comércio de rua e de shopping poderá funcionar das 10 horas às 20 horas de segunda a sexta e no sábado das 8 horas às 18 horas", anunciou. 

Atualmente, no risco alto, as lojas de rua podem funcionar das 10 horas às 18 horas, de segunda a sexta, e das 10 horas às 14 horas, aos sábados. Já os shoppings, abrem de 12 horas às 20 horas, de segunda a sexta, e de 12 horas às 16 horas, no sábado. 

>> Espírito Santo registra 66 mortes e mais de 1,7 mil novos casos de covid-19 em 24 horas

>> Veja qual será a ordem de vacinação das pessoas com comorbidades no ES

O novo Mapa de Risco entrará em vigor a partir da próxima segunda-feira (3). O Mapa apresentado nesta sexta mostra que nenhum município capixaba está no Risco Extremo. Outros 56 estão no alto e 22 no moderado.

"Vamos continuar com a disciplina mesmo com o Dia das Mães. Se forem sair, saiam com a máscara e cobrem dos comerciantes para que não permitam que as pessoas entrem sem a máscara nos estabelecimentos. A máscara evita o contágio", disse o governador. 

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Confira a classificação de todos os municípios capixabas:

RISCO ALTO: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alegre, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Domingos Martins, Ecoporanga, Fundão, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Ibiraçu, Ibitirama, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Linhares, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Mimoso do Sul, Montanha, Muniz Freire, Muqui, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, São Mateus, São Roque do Canaã, Serra, Sooretama, Vargem Alta, Viana, Vila Velha e Vitória.

RISCO MODERADO: Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Governador Lindenberg, Iconha, Itaguaçu, Itarana, Jaguaré, Laranja da Terra, Marilândia, Mucurici, Ponto Belo, Rio Bananal, Santa Leopoldina, São Domingos do Norte, Venda Nova do Imigrante, Vila Pavão e Vila Valério.

Assista o pronunciamento:



Pontos moeda