Geral

Feiras de Vitória terão "cara nova" com barracas divididas em5 cores

A ação faz parte do programa "Feira da Gente", que conta com um total de 571 feirantes cadastrados, e vai atender as 24 feiras livres da Capital

Carol Poleze

Redação Folha Vitória
Foto: Marcos Salles/PMV

As 24 feiras livres de Vitória terão suas barracas padronizadas em cinco cores, para facilitar a identificação dos produtos vendidos: verde, vermelha, amarela, marrom e azul. O objetivo é deixar o espaço mais organizado para os consumidores durante suas compras.

Nas barracas de cor verde, o consumidor encontrará hortifrutigranjeiros e condimentos; nas de cor vermelha, serão vendidas flores e cosméticos; e nas amarelas, os clientes encontrarão lanches rápidos e produtos da agroindústria.

Já as barracas na cor marrom vão vender produtos de armarinho, acessórios e artesanato; e as de cor azul devem comercializar aves, peixes, mariscos e suínos.

Atualmente existem 571 feirantes cadastrados em Vitória, que terão 952 novas barracas padronizadas para as 24 feiras livres que acontecem na Capital. A ação faz parte do programa "Feira da Gente", da Prefeitura de Vitória.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A primeira entrega realizada pela administração municipal, ocorrida na segunda-feira (15), no Tancredão, contemplou 163 feirantes com 240 barracas. 

A quantidade de barracas é maior porque, dependendo do tipo de produto de cada vendedor, é necessária mais de uma barraca, como explica o secretário da Central de Serviços, Leonardo Amorim, ao Folha Vitória.

"Depende do tipo de produto e o tamanho necessário para cada barraca. Nós temos barracas de um tabuleiro e de dois tabuleiros, neste caso, considera-se duas barracas. É preciso que atenda a necessidade do feirante", disse o secretário.

Estão previstas mais duas entregas para finalizar a quantidade de barracas a serem oferecidas aos feirantes. Além disso, o momento é também para atualizar a documentação dos comerciantes cadastrados, com novo alvará.

"O feirante apresenta a documentação e nós fazemos a conferência de acordo com a feira que ele trabalha. Se o feirante está atualizado com toda  a legislação municipal, fazemos a entrega do novo alvará, que estava há mais de 10 anos sem atualização", explicou.  

As entregas estão sendo divididas pela localização das feiras. A primeira entrega contemplou as feiras de Itararé, Gurigica e Santo Antônio. Ainda não é definição sobre quais serão as feiras das próximas entregas.

LEIA TAMBÉM: Ufes afirma que restaurante vai abrir e bolsas serão pagas durante greve

Os feirantes serão contatados pela prefeitura para irem até o espaço buscar suas novas barracas. Nesta fase, serão avaliadas quantas barracas o feirante precisa e ocorrerá a atualização da documentação.

Aos comerciantes de feiras livres que ainda não atualizaram a documentação ou que desejam iniciar a venda em alguma feira da capital, existe uma lista de espera e, assim que forem surgindo novas vagas para o tipo de comércio que o feirante se propõe a fazer, a prefeitura entrará em contato.


Pontos moeda