Geral

Vitória é a única cidade do ES a receber nota A no Mapa do Turismo

O ranking, divulgado no dia 3 de abril, foi feito pelo Ministério do Turismo (MTur), por meio do Programa de Regionalização do Turismo (PRT)

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

A cidade de Vitória, conhecida popularmente como “Ilha do Mel”, foi a única das 55 avaliadas a alcançar uma classificação A no Mapa do Turismo Brasileiro. O ranking, divulgado no dia 3 de abril, foi feito pelo Ministério do Turismo (MTur), por meio do Programa de Regionalização do Turismo (PRT).  

A classificação segue alguns pré-requisitos. Entre eles a avaliação de legislações municipais específicas do turismo, um Conselho Municipal de Turismo ativo, cadeia de serviços e atrativos turísticos, prestadores de serviços turísticos cadastrados no Cadastur, Centros de Atendimento ao Turista (CATs). 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Segundo a Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV), o cadastro no Mapa do Turismo acontece anualmente. O órgão enviou toda a documentação até o dia 27 de março.

Entre outras cidades, consideradas turísticas no Espírito Santo, que também foram classificadas, Domingos Martins atingiu nota B, o município de Guarapari obteve nota B e Santa Teresa nota C. 

Entretanto, cidades como Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Ibitirama, Iupi e Vila Pavão tiveram nota E no ranking. 

Turismo com crescimento sustentável, diz diretor da CDTIV

Diante da nota obtida na classificação, a Prefeitura de Vitória destacou que o reconhecimento da capital não acontece “por acaso”. 

"Recebemos com imensa satisfação a notícia de que Vitória conquistou a nota A no Mapa do Turismo Brasileiro. Este é um reconhecimento do potencial turístico extraordinário que nossa cidade possui. Estamos comprometidos em promover o crescimento sustentável do turismo em nossa região, preservando nossas belezas naturais e culturais e oferecendo experiências memoráveis aos visitantes", afirmou Marcus Gregório, diretor-presidente da CDTIV.

A diretora de Turismo da CDTIV, Luzia Toledo, expressou sua satisfação com a classificação A que Vitória recebeu do Ministério do Turismo. Ela destacou que a classificação não só reconhece a diversidade dos roteiros históricos, culturais e náuticos da cidade, incluindo a contemplação da vida marinha, mas também abre portas para novas oportunidades de crescimento econômico e desenvolvimento sustentável. 

"Nossa ilha conta com uma ampla gama de hotéis de qualidade e restaurantes que oferecem o melhor da gastronomia local e do mundo, Vitória se destaca como um destino turístico incomparável. A classificação de Vitória com nota A pelo Ministério do Turismo é um testemunho do nosso compromisso com a excelência turística", disse Luzia Toledo.

Dentre os destaques do turismo de Vitória estão o pôr do sol na Ilha das Caieiras, o maior manguezal urbano da América Latina, a temporada de baleias-jubarte, os parques urbanos e o Carnaval, dentre outros.

LEIA TAMBÉM: Após furo em tubulação, Jardim da Penha e Mata da Praia continuam sem gás encanado

Pontos moeda