• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Aprovação de casamento gay na Irlanda é "derrota para humanidade", diz cardeal

  • COMPARTILHE
Geral

Aprovação de casamento gay na Irlanda é "derrota para humanidade", diz cardeal

São Paulo - A permissão para que os homossexuais se casem na Irlanda, aprovada em referendo no fim de semana, foi classificada como uma "derrota para a humanidade" pelo secretário de Estado do Vaticano, o cardeal italiano Pietro Parolin, em declaração dada ontem à noite para jornalistas. O cargo que Parolin ocupa é considerado o segundo mais importante da hierarquia católica.

O cardeal disse que ficou pessoalmente triste com o fato de que, em um país predominantemente católico como a Irlanda, 62% dos votos tenham sido favoráveis ao casamento gay, apesar de a doutrina da igreja defender que o casamento só pode se dar entre um homem e uma mulher.

"Não acho que você deva falar apenas de uma derrota para os princípios cristãos, mas de uma derrota para a humanidade", afirmou. Parolin, de 58 anos, foi indicado para o cargo pelo papa Francisco em agosto de 2013.

No sábado, a Irlanda se tornou o primeiro país do mundo a aprovar o casamento entre pessoas do mesmo sexo por meio do voto popular. Os resultados mostram que o apoio ao casamento gay se estende além dos centros urbanos liberais do país e chega até os redutos rurais, pois apenas um distrito, Roscommon -Sul Leitrim, rejeitou a proposta de emenda. Todos os principais partidos políticos irlandeses apoiaram a emenda constitucional. Com informações da Associated Press e da Dow Jones Newswires