Geral

Projeto Tamar promove semana do meio ambiente em Guriri, São Mateus

A programação acontece durante a Semana do Meio Ambiente. Crianças e adultos poderão conhecer mais sobre o projeto e sobre a preservação das tartarugas marinhas

A programação especial acontece de 1 a 5 de junho em virtude da Semana do Meio Ambiente Foto: Divulgação

Crianças e adultos vão ter a oportunidade de receber informações de forma lúdica e interativa sobre o projeto Tamar de Guriri, em São Mateus, região Norte do Estado. A programação especial acontece de 1 a 5 de junho em virtude da Semana do Meio Ambiente. A ideia é promover a conscientização acerca do que seja o meio ambiente e de qual o papel do homem para a manutenção da vida no planeta Terra.

No sábado (03) e domingo (04) as atividades serão abertas a toda a comunidade. Pelas manhãs, das 9 às 12 horas, e tardes, das 14 às 17 horas, nos dois dias, haverá exposição de Animais Taxidermizados e informação sobre a conservação da fauna silvestre, que será promovido pelo Batalhão da Polícia Militar Ambiental.

Entre 9 e 10 horas, também nos dois dias, haverá plantio de mudas de restinga, como forma de levar a todos a conscientização acerca da importância da restinga para a proteção e estabilidade da região costeira. De 10h30 às 11h30 os pequenos poderão participar, tanto no sábado quanto no domingo, de oficina de origami e de uma aula de yoga voltada para crianças.

Para a analista ambiental da Base do Tamar/ICMBio em Guriri, Kelly Bonach, a semana do meio ambiente terá temas variados, como a Atuação do Centro TAMAR, a Importância da Água, a Importância da Restinga, as Consequências do Lixo Trazido pelo Mar, a Conservação da Biodiversidade Marinha e da Fauna Silvestre, considerados temas vitais de discussão e conscientização ambiental levados ao público infantil e adulto. “Daí a importância de se repensar como estamos tratando o planeta e qual é a nossa responsabilidade sobre ele, de forma consciente”, explica Bonach.

As tardes serão regidas por atividades diferentes como rodinha de histórias para as crianças com o tema ‘Festa na praia, alegria do mar’, das 14 às 14h30 no sábado e de 15 às 15h30 no domingo; oficina sobre Qualidade da Água, das 14h30 às 15h30 e exibição de peças teatrais com o tema ‘A importância da água’ e ‘O Homem do campo’, das 16 às 17 horas nos dois dias.

Os dias 1, 2 e 5 de junho estarão voltados apenas para as escolas, como forma de fazer um trabalho focado nos pequenos e nos adolescentes. As escolas que estão agendadas irão trabalhar de forma lúdica todos os temas definidos para a semana. “Um belo quadro de 2,20 por 1,10 metros foi feito por um artista local, voluntário da Base do TAMAR de Guriri, e servirá de base para as discussões com os alunos nas oficinas sobre o TAMAR, para apresentações e jogos interativos”, explica Kelly Bonach.

Voluntários

Os voluntários que foram recentemente selecionados para a Base do Tamar/ICMBio em Guriri já estarão auxiliando nas atividades, na aplicação das oficinas e demais trabalhos de organização do evento. “É muito bom ver a efervescência da base e da participação voluntária nesse evento. E com certeza virão outros”, celebra Bonach.

Dia Mundial do Meio Ambiente

Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente como 05 de junho. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) celebra a data todos os anos em várias Unidades de Conservação e Centros de Pesquisa e Conservação espalhados pelo Brasil.

Pontos moeda