Geral

Agendamento online facilita acesso a programa de controle do tabagismo em Cachoeiro

Tratamento gratuito inclui avaliação clínica, sessões de acompanhamento e suporte medicamentoso

Moradores de Cachoeiro que desejam parar de fumar têm uma facilidade a mais para dar o primeiro passo. A avaliação clínica para ingresso no programa gratuito de controle do tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) agora pode ser marcada pela internet. Dez Unidades Básicas de Saúde (UBS) oferecem a opção de agendamento online.

Na avaliação clínica, o paciente é analisado por uma profissional de enfermagem a respeito de seu estado de saúde, com verificação de possíveis doenças e medicações utilizadas, e o grau de dependência da nicotina. Na consulta, também são passadas informações sobre o funcionamento do programa.

Após essa etapa, a unidade de saúde dá início ao acompanhamento do paciente. O tratamento de dependência da nicotina é feito por meio de abordagem cognitivo-comportamental, em sessões individuais ou em grupos de três a quinze pessoas, as quais são focadas na mudança de hábitos associados ao fumo.

Inicialmente, o paciente participa de quatro sessões semanais, frequência depois diminuída para dois encontros quinzenais e, posteriormente, para um encontro mensal. Mesmo após finalizadas as sessões, é realizado acompanhamento durante um ano. O usuário, ao longo do tratamento, também recebe suporte medicamentoso com adesivos e goma de mascar de reposição de nicotina e um ansiolítico específico para os tabagistas.

Para fazer o agendamento, basta entrar no site agendamento.cachoeiro.es.gov.br. Na primeira etapa, o usuário deve escolher a categoria “Programa de Tabagismo” e o tipo de serviço “Avaliação Clínica - Tabagismo” ou “Avaliação de Tabagismo”. Na etapa seguinte, é feita a confirmação da UBS desejada. Por último, escolhe-se a data desejada, dentre as disponíveis, e são informados os dados pessoais.

“O tabagismo é a causa de uma série de problemas de saúde e de prejuízos ao bem-estar tanto de fumantes quanto de não fumantes. A inclusão da avaliação clínica no sistema de agendamento online facilita ainda mais o acesso ao programa municipal, que também inclui atividades preventivas realizadas nos bairros”, afirma a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

Projeto-piloto

O sistema de agendamento online de serviços de saúde, desenvolvido pela Empresa de Tecnologia da Comunicação de Cachoeiro de Itapemirim (Dataci), foi implantado em Cachoeiro como um projeto-piloto. A intenção é ampliar a possibilidade da marcação pela internet a todas as UBS do município.

As dez unidades de saúde do município com agendamento online já disponível são as localizadas nos bairros Abelardo Machado, Aeroporto, Amaral, Aquidaban, Waldir Furtado Amorim (BNH de Baixo), Doutor Luiz Tinoco da Fonseca (BNH de Cima), Jardim Itapemirim, Novo Parque, Alto União e Village da Luz.

Para poder utilizar o sistema, é indispensável ter em mãos o cartão do SUS. Quem ainda não possui o documento deve ir ao Centro Municipal de Saúde Bolívar de Abreu (avenida Jones dos Santos Neves, Santo Antônio) e apresentar CPF e comprovante de residência. Os horários de atendimento são de 7h ao meio-dia e de 13h às 15h30. Mesmo aqueles que já possuem, precisam realizar a atualização cadastral no Centro de Saúde, exceto os cartões que começam com o número 7.

Pontos moeda