• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Guarda Municipal de Cachoeiro tem aulas sobre incêndio e autodefesa

Geral

Guarda Municipal de Cachoeiro tem aulas sobre incêndio e autodefesa

Equipe de instrutores veio de Vitória para as aulas nesta semana em Cachoeiro

Em sua décima primeira semana, o curso em Cachoeiro para os agentes da Guarda Civil Municipal tem a estreia, nesta quinta-feira (3), da disciplina Prevenção e Combate a Incêndios e Pânico. As aulas serão para a turma 1, no 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, no bairro Marbrasa.

O primeiro dia é de aulas teóricas. No segundo, tem a parte prática pela manhã, e a disciplina de Legislação Geral, à tarde. Enquanto isso, a turma 2 terá aula de Defesa Pessoal. As duas turmas voltam no sábado, para aulas de Ética, Cidadania e Direitos Humanos, com Nelma Gomes Monteiro.

Com a conclusão do curso e os atuais procedimentos da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito para emissão dos portes de arma, em convênio com a Polícia Federal, serão cumpridas as exigências legais para que os guardas voltem a portar armas de fogo.

De acordo com o primeiro-sargento José Antônio Louvo, dos Bombeiros, as aulas sobre incêndio seguem o padrão para o público externo à corporação. A primeira etapa avalia o triângulo do fogo, os três elementos necessários para combustão: combustível, o comburente (substância que reage quimicamente com o combustível, como o oxigênio); e o calor.

As etapas seguintes abordam os extintores, e o modo de utilização, os tipos de gás: liquefeito de petróleo, mais comum, e o natural veicular.

“O agente da Guarda Municipal está sempre atuando nas ruas. Também por isso, é extremamente importante que ele esteja munido de informações sobre como proceder quando há fogo, por exemplo, em um veículo. A própria cor da fumaça ajuda a saber a gravidade e a origem. Assim, ele vai poder orientar o cidadão, atuando de modo adequado à situação”, explica Louvo. Um dos perigos, em área de incêndio com veículo, é a reação em cadeia.

Defesa Pessoal

Nesta quarta-feira (2), uma das turmas teve lições sobre defesa pessoal com equipe vinda de Vitória. Os agentes tiveram acesso a um aprofundamento em abordagem, algemação e imobilização.

De acordo com a equipe, a disciplina não é repassada com foco no agente como alvo, mas, sim, enquanto ele atua prestando serviço à comunidade. Entre outros temas, as orientações buscam diferenciar situações onde suspeito apresenta ou não resistência, de diversos tipos, até mesmo a influenciada por entorpecentes.

Confira os temas desta semana:

Ética, Cidadania e Direitos Humanos – Nelma Gomes Monteiro

Legislação e Fiscalização de Trânsito – Athos Alves e Sebastião de Oliveira Almeida

Prevenção e Combate a Incêndios e Pânico – Clayton Laeber de Oliveira, Cristiano Garcias Amarante, José Antônio Louvo e Marcos Paulo Costalonga Fassarela

Legislação geral – Jordano Bruno Gasperazzo Leite

Estatuto da Criança e do Adolescente – Diego Marques Yamashita

Diversidade Sexual – Antonio Lopes de Souza Neto

Defesa Pessoal – Marck Lethieri Schukert, Francisco Juliano Rocon Alvarenga, Roberto Alves Siveira Martins e Walace Vial Santos