Geral

Unidade de saúde de Jardim América possui materiais para consulta, diz secretária

Secretária de Saúde de Cariacica, Stéfane Legran, negou as acusações feitas pelo médico Aurédio Couto, que promoveu um quebra-quebra no local na terça-feira

A secretária de Saúde de Cariacica, Stéfane Legran, negou as acusações feitas pelo médico Aurédio Couto, de que as condições de trabalho na Unidade de Saúde de Jardim América não atendem às necessidades dos pacientes e de que falta material para realizar o atendimento à população.

Em entrevista ao programa Fala Espírito Santo, da TV Vitória/Record TV, Legran afirmou que a prefeitura possui a documentação que comprova que a unidade conta com os materiais necessários para  a realização de consulta médica.

"Com todo respeito ao profissional médico, mas material tem. Nós temos aparelhos de pressão, termômetro, estetoscópios - mesmo alguns médicos optando por usar um esteto seu, por uma questão pessoal. Então essa fala [de Aurédio Couto] não procede. E como a gente consegue comprovar isso? A supervisão solicita ao almoxarifado, através de um documento, e o almoxarifado, através de um outro documento, informa a entrega. E nós temos essa solicitação. Se você for lá agora, vai estar tudo lá conforme nosso controle de estoque", garantiu a secretária.

Sobre a alegação de que as instalações da unidade de Jardim América estão precárias, Stéfane Legran admitiu que a unidade é antiga, mas que está passando por reformas.

Aurédio Couto reclamou das condições da Unidade de Saúde de Jardim América

"A unidade de saúde de Jardim América é uma das mais antigas do município de Cariacica e é uma unidade que está passando por reformas. Nós fizemos a avaliação de todo o orçamento - está na casa de R$ 1,5 milhão - e nós iniciamos pelo centro de reabilitação física, por isso a reforma está sendo feita na área de fisioterapia. Nós estamos fazendo a reforma, mas mesmo assim estamos mantendo a prestação de serviço médico para a população", destacou.

A secretária também garantiu que os investimentos feitos pela Prefeitura de Cariacica na área da saúde não são insuficientes. "Nosso investimento na saúde em Cariacica está acima do que é preconizado em lei, que é 16%, e nós fechamos o último quadrimestre de 2017 com quase 18%. Então nós temos fontes de financiamento, que é o recurso próprio, recurso estadual e recurso federal", afirmou.

Entenda o caso

Na manhã de terça-feira (15), Aurédio Couto promoveu um quebra-quebra na Unidade de Saúde de Jardim América, em Cariacica. Muito alterado, ele retirou as gavetas e jogou no chão. Toda a reação do profissional foi acompanhada por pacientes que aguardavam atendimento no local. Segundo pacientes, ele teria feito a mesma coisa no consultório onde atenderia.

Por causa da reforma que está sendo feita na unidade de saúde, os consultórios foram improvisados e o médico não teria gostado das condições das instalações. Com isso, ele começou a reclamar com as enfermeiras. Muito nervoso, passou a destruir tudo que via pela frente.


Pontos moeda