Geral

Menos de 25% dos inscritos para o Enem efetuaram pagamento, que termina quinta-feira

A confirmação de inscrição para quem tem direito de gratuidade já foi feita desde o término da inscrição, diferente dos participantes que vão pagar a taxa

Foto: Juliana Andrade/Agência Brasil

Somente 24,1% dos inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) efetuaram o pagamento da taxa de inscrição. Com valor de R$ 85, o encerramento do prazo será nesta quinta-feira (23). O balanço foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no fim da tarde desta segunda-feira (20).

O pagamento deve ser efetuado em qualquer banco, casa lotérica ou agência dos Correios. É importante que os inscritos não percam o prazo de quitação da Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança), emitida com seu CPF. 

Essas novas regras da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) exigem que boletos de cobrança sejam registrados. O objetivo é evitar pagamentos duplicados, ou com valores incorretos.

A confirmação de inscrição para quem tem direito de gratuidade já foi feita desde o término da inscrição, diferente dos participantes que vão pagar a taxa. A inscrição será confirmada após a compensação bancária, que pode demorar até três dias úteis. 

No caso de pagamentos agendados, a confirmação da inscrição também não será imediata. Além de aguardar a data programada, é preciso considerar também o prazo de compensação. 

As informações são do portal R7

Pontos moeda