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Sete pontes e viadutos da Grande Vitória estão com estrutura comprometida

A conclusão está nos laudos elaborados pela Abenc-ES, apresentados nesta quarta-feira durante reunião da Comissão de Infraestrutura da Assembleia

Foto: Reprodução

Seis pontes e um viaduto da Grande Vitória estão com a estrutura comprometida e precisam de reformas. A conclusão está nos laudos elaborados pela Associação Brasileira de Engenheiros Civis no Espírito Santo (Abenc-ES), que foram apresentados na tarde desta quarta-feira (08) durante uma reunião da Comissão de Infraestrutura (Coinfra) da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales).

Segundo a avaliação, estruturas metálicas oxidadas, armaduras expostas e a perda de concreto foram os principais problemas identificados. O laudo aponta que todas as edificações vistoriadas precisam de reparos, mas em três delas, nos municípios de Cariacica, Viana e Serra, as reformas precisam ser feitas em caráter de urgência.

Segundo o vice-presidente da Abenc, Jaime Oliveira Veiga, a ponte principal de Jacaraípe, na Serra, a sobre o Rio Bubu, em Cariacica, e a ponte que liga Vila Betânia, em Viana, a São Francisco, Cariacica, seriam as três vias que pedem ação imediata dos responsáveis. No entanto, frisou que nenhuma delas estaria em situação de colapso.

A ponte principal seria, segundo Veiga, a em pior situação das vistoriadas. “Essa ponte é preocupante quando você chega por baixo dela e começa a ver vigas e apoios, vários pontos com descolamento. Com passagem da água, o concreto começa a se dissolver e também começa a oxidação”, explicou.

Ele criticou que a estrutura apresenta restos de formas usadas na construção, há três décadas, com travas necessárias na obra que não foram retiradas, mas estão oxidadas. E a situação chega à estrutura principal. Também citou abandono e falta de manutenção de adutora. “Adutora que eu fiz há 30 anos. Isso é triste para gente porque obra você tem como filho e vejo um filho acabado”, comentou.

“Essa ponte tem vários pontos de degradação mesmo, requer um trabalho minucioso que seja feito rápido. Essa água não é só salinidade, tem também esgoto o que a torna mais agressiva. A ponte principal não chegou ainda em situação de colapso, mas certamente é de ruína", completou Veiga.

Foto: TV Vitória
Resultado do laudo foi apresentado durante reunião da Comissão de Infraestrutura da Ales

Em Cariacica a situação seria precária e preocupante nas pontes sobre o Rio Bubu e a que liga Vila Betânia, Viana, a São Francisco, Cariacica. Na primeira, que não foi planejada para passagem de pedestres e bicicletas, precisaria ser revisto o convívio de pedestres com veículos e guarda-corpo correto. Segundo o laudo, a estrutura sofre com perda de concreto.

Segundo o deputado Marcelo Santos (PDT), presidente da Comissão de Infraestrutura, a ponte do Rio Bubu é de responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES) e será reestruturada em breve.

Já a ponte que liga Viana e Cariacica sofreria com aumento de tráfico, por razão de expansão imobiliária, e também não teria estrutura para pedestre e ciclista. Veiga sugeriu um estudo de viabilidade técnica, já que o ideal seria a recuperação, porque a ponte já cedeu uma parte e há reforço apenas em uma parte.

Outras situações

Lembrando que “metal em cima do mar tem que ter cuidado a mais”, Jaime apontou que a situação da ponte estaiada em Jacaraípe seria de diversos pontos de oxidação, corrosão galvânica, excessiva ou por falta de tratamento. Há ainda desnivelamento, falta de limpeza para retirada de vegetação e areia, além de oxidação em bases de postes de iluminação.

O especialista apresentou ainda relatório da chamada Ponte Velha. Localizada na foz do rio Jacaraípe, Serra, funciona como passagem de pedestres e local para pesca. A ponte apresenta desplacamento do concreto e armadura em estado avançado de corrosão. Segundo o laudo, ela apresenta falhas de manutenção “devido a não intervenção preventiva e corretiva para combater os efeitos deletérios da ação dos fenômenos da natureza e das condições de uso, absolutamente previsíveis para a estrutura”.

De tráfico intenso por causa de indústria em Aracruz, a ponte Flodoaldo Borges Miguel, que liga Nova Almeida, Serra, e Praia Grande, Fundão, sofreria com corrosão em toda extensão e em adutora afixada abaixo da ponte, além de perda de concreto, falta de manutenção e pintura, rachaduras e armaduras expostas. “Preocupante que a gente deixe isso avançar, além do que o valor se deixar, vai ficar mais caro”, criticou.

Viaduto

Tráfego intenso, asfalto fissurado, ausência de partes do guarda-corpo, desplacamento, corrosão e infiltração também são problemas apontados no laudo do Viaduto Tabajara, em Cariacica, sobre a rodovia BR-101. Essa situação apontaria, segundo o documento, ausência de manutenção periódica, preventiva ou corretiva.

O laudo do viaduto faz alerta para a situação do guarda-corpo, pois em estado avançado deterioração, parte do concreto poderia se precipitar sobre os veículos que trafegam na BR, provocando acidentes. O laudo do viaduto será encaminhado para a concessionária Eco101, responsável pela rodovia federal.

Responsabilidade

Marcelo Santos comentou a apresentação ao final da reunião e disse que remeterá os laudos aos responsáveis, como DER e Eco101. “Mas três intervenções chamaram a atenção, a sobre o Rio Bubu, a sobre o Rio Formate e a sobre o Jacaraípe. Elas carecem de velocidade nas ações do governo do Estado. Não há risco de colapso, mas há de ser feito com uma velocidade maior porque isso pode vir a acontecer”, afirmou.

O parlamentar também destacou a importância do grupo de trabalho criado junto ao Executivo e coordenado pelo deputado para elaboração de proposta legal ainda em 2019 que estabeleça normas de execução, fiscalização e manutenção de obras públicas.

“Hoje não há um critério específico para fiscalização, execução ou manutenção. Por isso você tem aí um número enorme de obras paralisadas e você não consegue executar o orçamento previsto para a área de infraestrutura, que hoje passa da casa de R$ 1 bilhão, e o máximo que o governo consegue executar é entre 20% e 30%”, explicou.

A produção da TV Vitória/Record TV entrou em contato com a assessoria de comunicação do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES), que informou que o órgão só vai se posicionar quando for notificado pela comissão.

Já a Prefeitura da Serra, responsável pela Ponte Velha, informou, por meio de nota, que a ponte passou por reforma e ampliação em 2018 e vistorias são realizadas periodicamente. Ainda segundo a prefeitura, o laudo será avaliado por equipe técnica da Secretaria de Obras, que vai ao local nos próximos dias.


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