Geral

Vila Velha vai decretar situação de emergência

Já são 70 pessoas desabrigadas que foram alojadas espontaneamente na UMEF Ailton de Almeida, em Terra Vermelha.

Foto: Reprodução

O prefeito de Vila Velha, Max Filho, anunciou que vai decretar situação de emergência no município. Isso em virtude das fortes chuvas que atingem a cidade nas últimas 24 horas com quase 200 milímetros. Já são 70 pessoas desabrigadas que foram alojadas espontaneamente na UMEF Ailton de Almeida, em Terra Vermelha.

Entre as justificativas para o decreto: o excesso de chuva; o alagamento de toda a cidade; a interdição do Hospital Municipal em Cobilândia; a suspensão de diversos serviços na cidades; o alagamento do pátio da empresa responsável pela limpeza pública, o que impediu que o serviço ocorresse.

Desde sexta-feira (17), já são quase 200 milímetros de chuvas em Vila Velha, segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas e Desastres Naturais (Cemadem).

“A situação é dramática em muitas regiões da cidade. O exército já está mobilizado e ajudando naquilo que está no alcance e na alçada do coronel Alves, o comandante do 38º Batalhão de Infantaria. Ele mesmo falou que não pode socorrer além dos limites da capacidade de reação. Somente o reconhecimento federal de uma situação de emergência na cidade de Vila Velha pode permitir que o exército aloque maior volume de recursos para que o 38º BI continue nos ajudando a socorrer a população. Esse decreto tem efeito não apenas perante os órgãos públicos, mas também para reparar o desastre natural que acomete o povo”, explicou o prefeito.

Pontos moeda