CORONAVÍRUS

Geral

Covid-19: projeção de pesquisadores da Ufes aponta que, num pior cenário, número de óbitos pode chegar a 1.086 na próxima semana

De acordo com o levantamento técnico, a curva de contaminação da doença permanece ascendente no Espírito Santo

Foto: Divulgação

Em nota técnica publicada nesta semana, o Núcleo Interinstitucional de Estudos Epidemiológicos (NIEE), coordenado por pesquisadores da Ufes e do Instituto Jones dos Santos Neves, faz um alerta sobre os dados divulgados no Painel COVID-19 do Espírito Santo: por conta do tempo decorrente entre a coleta de material para testes e a emissão de resultados, há um atraso na inclusão de dados, criando uma falsa ideia de desaceleração da curva de contágio.

“Embora a quantidade de casos tenha crescido ligeiramente nos últimos dias, acreditamos que esse perfil de desaceleração é artificial. Neste momento, ainda não estamos com a velocidade da curva de contaminação em queda e isso deve perdurar mais um pouco porque a taxa de isolamento está se mantendo alta”, afirma o professor do Departamento de Matemática da Ufes Fabiano Petronetto, que integra o NIEE.

Ele lembra que, se observada a evolução da curva de contaminação, sempre há um aumento significativo de casos confirmados nos dias anteriores à data atual, podendo chegar até a dez dias, o que indicaria uma desaceleração, especialmente a partir do dia 15 de maio. “Isso significa que os dados do dia 15 em diante não estão consolidados, ainda deve haver mudança nesses dados devido a processamento de testes”, explica.

Projeções

De acordo com a Nota Técnica NIEE nº 03/2020, a projeção mais pessimista aponta que o Espírito Santo pode chegar a 26.564 casos no dia 6 de junho. O cenário mais otimista aponta para até 16.288 contaminados pelo novo coronavírus.

Em relação aos óbitos, o cenário com menor número aponta para até 666 mortes no dia 6 de junho. O pior cenário seria com até 1.086 mortes naquela data.

Confira a pesquisa completa!

Dados

Em 24 horas, o Espírito Santo registrou 31 novas mortes e 786 casos confirmados do novo coronavírus. Com isso, o número de mortes subiu para 569 e o de casos confirmados para 13.161. No total, 7.351 pacientes se recuperaram da doença.

As informações foram divulgadas, por volta das 19h30 desta sexta-feira (29), no Painel Covid-19, plataforma digital da Secretaria de Saúde do Estado que mostra as notificações da doença, em tempo real.

Além dos números levantados pela rede pública, o sistema também inclui os dados da rede particular do Estado e de todos os municípios.

Maior número de casos

A Serra é o município com o maior número de casos no Espírito Santo (2.374), seguido por Vitória (2.318), Vila Velha (2.308) e Cariacica (1.609). Ainda segundo o painel, o maior número de casos por bairro está em Jardim Camburi (320), seguido da Praia da Costa (296). No total, o Espírito Santo já realizou mais de 45 mil testes.

Pontos moeda