CORONAVÍRUS

Geral

Quarentena com crianças em casa? Veja algumas dicas para organizar a rotina dos pequenos!

Soluções e atitudes que deixem o espaço mais organizado podem contribuir para a harmonia do lar e melhorar o desempenho dos pequenos nas tarefas estudantis e diárias

Foto: Freepik

Com as aulas suspensas por conta da pandemia de coronavírus, as crianças estão passando a maior parte do tempo dentro de casa, e com isso, podem ocorrer a desorganização dos ambientes. Soluções e atitudes que deixem o espaço mais organizado podem contribuir para a harmonia do lar e melhorar o desempenho dos pequenos nas tarefas estudantis e diárias.

Segundo a gerente da Educação Infantil da Serra, Luciana Paneto, criar uma agenda diária ou semanal, com horários para o sono, alimentação, banho, leitura e brincadeiras, é importante para a rotina da criança e para comunicar ao pequeno que não estamos vivendo uma pausa de férias.

“Envolver a garotada na tarefa do lar pode ser uma maneira também de passar o tempo e que ajuda a desenvolver o senso de responsabilidade quanto ao compromisso de manter a casa limpa e arrumada - dá até para fazer tudo brincando e com leveza. Ao concluir uma tarefa, a família pode incentivar a criança com um gesto de celebração ou recompensa”, afirmou.

As equipes de Tecnologias Educacionais e Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação da Serra selecionaram algumas dicas para as famílias, confira:

Crie um cantinho acolhedor

Crie um cantinho especial e aconchegante para o seu filho passar a maior parte do dia. Ele deve ser equipado com poucos brinquedos, livros, travesseiros e mantas.

Tudo vira brinquedo

Potes plásticos, caixas de papelão, tampinhas de garrafa, bola de meia, entre outras coisas. A criatividade e a imaginação da criança não têm limites para materiais alternativos que viram brinquedos incríveis. Então, experimente deixar esses materiais à disposição e estimulá-los a se divertirem. Se possível, coloque regras para que os objetos não fiquem espalhados pela casa e tenham locais fixos para serem guardados após a brincadeira.

Prepare o canto dos estudos

Da mesma forma que foi criado um cantinho para o descanso e para a brincadeira, reserve um cômodo ou espaço calmo para servir como canto do estudo. Afinal, estamos passando por quarentena, não são férias! Esse é um bom momento para revisar tarefas de casa ou conceitos que não foram bem assimilados ou ainda fazer as novas atividades postadas regularmente no novo site da Sedu Serra: http://educacao.serra.es.gov.br.

Planeje brincadeiras

Deixar as crianças entretidas e contentes em tempos de quarentena não é tarefa fácil. Mas também não é impossível. Com criatividade é possível pensar em ideias para desfrutar um tempo de qualidade ao lado da garotada. Relembre brincadeiras antigas, procure jogos educativos na internet ou mesmo no site da Sedu Serra.

Pontos moeda