Geral

Cariacica retorna com aulas presenciais a partir de junho

Volta das aulas presenciais só não está liberada para os alunos de 1 a 3 anos das creches, que vai depender da classificação da cidade para risco baixo

Marcelo Pereira

Redação Folha Vitória
Foto: Claudio Postay/Prefeitura de Cariacica

Cariacica irá retornar com aulas presenciais em sua rede pública a partir de junho. A Secretaria de Educação (Seme) da cidade definiu que o retorno dos estudantes acontecerá de forma escalonada e seguindo regras de acordo com as normas sanitárias. 

No dia 1º de junho, voltam às aulas presenciais os alunos do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental e Educação de Jovens Adultos (EJA). 

Já a Educação Infantil, turmas de 4 e 5 anos, voltam às escolas no dia 8. Os alunos do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental retornarão no dia 15. 

Já os alunos de 1 a 3 anos das creches só retornarão quando o município estiver em risco baixo de transmissão.

Regras

A Seme definiu que a volta às aulas presenciais será com revezamento dos alunos, no sistema híbrido, sendo permitida ocupação máxima de 50% dos alunos nas escolas. Quando estiverem em casa, as atividades serão realizadas de maneira virtual, com o recurso da TV aberta ou por atividades impressas entregues pelas escolas.

Até junho, a pasta garante que todas as escolas estarão sinalizadas e haverá orientação do corpo docente para que os estudantes mantenham um distanciamento mínimo de 1,5m. 

Todos os alunos e professores receberão máscaras e haverá aferição de temperatura na entrada e álcool 70% à disposição de todos que estiverem no interior dos colégios.

Outras cidades

Vitória

Retornou na semana passada com a Educação Infantil e com alunos do Fundamental I (primeiro ao quinto ano), estes com a presença nas escolas com revezamento. Nesta segunda (17), com a classificação do município em moderado, retornam também os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em 24 de maio, retornam os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental (grupo azul) e, em 31 de maio, estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental (grupo laranja).

Vila Velha

Ainda sem previsão de retorno. O ensino continuará no formato remoto, seguindo os protocolos de segurança, segundo a Secretaria Municipal de Educação.

Serra

O retorno das aulas presenciais será dia 25 de maio para estudantes do  1º e 2º anos do Ensino Fundamental. No dia 31 de maio, voltam alunos do 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Em 7 de junho, voltam as crianças dos grupos 4 e 5 da Educação Infantil.

Viana

As aulas presenciais só retornarão caso o município entre no risco moderado. Havia divulgado que retornaria no dia 18 de maio mas o calendário foi suspenso.

Linhares

Retornou nesta segunda (17) com 50% da capacidade das turmas de alunos dos  ensinos infantil e fundamental I  (do 1º ao 5º ano); e o atendimento de até dois alunos por turma no ensino fundamental II (do 6º ao 9º ano). 

Leia mais: Em risco moderado, Vitória retorna com aulas presenciais em todos os níveis; veja datas

Pontos moeda