Geral

CNH Social: Detran-ES divulga lista de candidatos suplentes

Após a publicação da lista de suplentes, os candidatos selecionados terão o prazo de 15 dias para efetuar a matrícula no site do Detran-ES

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A lista de candidatos suplentes da primeira fase do programa CNH Social será divulgada nesta terça-feira (01) pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES). Ao todo são 373 candidatos que poderão obter a primeira habilitação, adicionar ou mudar de categoria de forma gratuita.

A lista com os nomes será divulgada no site do Detran-ES às 12 horas e é de suma importância que as pessoas selecionadas respeitem os prazos de matrícula e das demais etapas do processo de habilitação.

“Com a convocação da lista de suplentes, conseguiremos preencher as vagas remanescentes com vistas ao aumento da efetividade do programa CNH Social. Isso é importante, porque abre oportunidade para beneficiar mais candidatos e possibilita aproveitar ao máximo as vagas disponibilizadas no programa. Assim como a inscrição, a matrícula é on-line e todo o processo respeita as medidas de segurança, sem colocar em risco candidatos, credenciados, examinadores e servidores. Os selecionados devem ficar atentos aos prazos para que possam concluir o benefício e obter a CNH”, salienta o diretor geral do Detran-ES, Givaldo Vieira.

As vagas disponibilizadas na lista de suplentes são aquelas que não foram preenchidas pelos candidatos, selecionados na primeira lista, pois não cumpriram os prazos determinados e acabaram sendo desclassificados.

Matrícula

Após a divulgação da lista com os nomes, os candidatos tem até 15 dias para realizar a matrícula de maneira online no site do Detran-ES na aba 'CNH Social'. O interessado deve preencher as informações necessárias para ter acesso às informações sobre qual Centro de Formação de Condutor (CFC) será realizado o processo de habilitação. O candidato que não respeitar os prazos estabelecidos será desclassificado e perderá o benefício.

Processo de seleção

Na 1ª fase do programa CNH Social 2021 foram disponibilizadas três mil vagas e atraiu 59.064 interessados em obter, gratuitamente, a primeira habilitação nas categorias A (moto) ou B (carro), poder fazer a mudança de categoria para D (van, micro-ônibus, ônibus) ou E (caminhão e carreta) ou para a adição de categoria A ou B.

A seleção dos candidatos é feita eletronicamente e segue uma série de critérios baseados no Cadastro Único como, menor renda per capita, maior número de componentes no grupo familiar, candidatos com Ensino Fundamental completo, beneficiário do Bolsa Família e data e hora de inscrição.

Dos candidatos que se declararam Pessoa com Deficiência (PCD), só serão contemplados aqueles cuja deficiência não impeça a obtenção da CNH, na forma da legislação de trânsito vigente.

Novas oportunidades

Ainda em 2021, serão abertas 2.500 vagas na 2ª fase do programa e outras 2.500, na 3ª fase, totalizando oito mil carteiras de motorista e um investimento de R$ 11 milhões.

O programa CNH Social é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio do Detran-ES, para que a população de baixa renda possa ser sensibilizada sobre a importância da proteção da vida no trânsito, além de poder possuir uma carteira de motorista, que também poderá ser útil para o mercado de trabalho.

Pontos moeda